Sauim-de-coleira é atualmente classificado como criticamente em perigo de extinção. Foto: Natália Lima/Ibama AM
Como forma de ampliar a proteção do sauim-de-coleira (Saguinus bicolor), espécie de primata nativo e endêmico da Amazônia e atualmente classificado como criticamente em perigo de extinção na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realizou, no último mês de dezembro, uma operação de fiscalização em empreendimentos nas áreas de ocorrência da espécie, no Amazonas.
Denominada ‘Operação Sauim’, a ação de fiscalização buscou, principalmente, prevenir impactos sobre a espécie ao combater ilícitos relacionados à perda de habitat e à mortalidade do primata, além de proteger outros animais da fauna amazônica. Seis notificações foram aplicadas e uma obra suspensa.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp
Em Manaus (AM), o animal (endêmico também dos municípios amazonenses de Rio Preto da Eva e Itacoatiara) é vítima de ameaças, incluindo eletrocussões, atropelamentos, ataques por animais domésticos e perda do território devido a desmatamento ilegal e empreendimentos irregulares.

A ação foi estruturada em três frentes que se complementam: avaliação da regularidade de supressões vegetais; fiscalização de condicionantes ambientais; e apuração, junto à distribuidora de energia, de medidas para prevenir a eletrocussão de animais.
Operação Sauim
A Operação Sauim está alinhada com as diretrizes e objetivos do Plano de Ação Nacional para a conservação da espécie, o PAN Sauim-de-Coleira.
Desde 2011, o PAN, coordenado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com apoio do Ibama e de instituições locais, nacionais e internacionais, tem implementado iniciativas para evitar que a espécie desapareça da natureza.
*Com informações do Ibama
