Moradores de São Gabriel da Cachoeira terão a oportunidade de ver ocultação completa de Saturno pela Lua

Aproximação entre Lua e Saturno será visível em todo o país após o pôr do Sol deste domingo (10), mas os moradores do município amazonense poderão ver o fenômeno completo.

Foto: ESO/Nico Bartmann/spaceengine.org

Cerca de uma hora após o pôr do sol neste domingo (10), os entusiastas da astronomia poderão observar um evento celestial especial: a aproximação aparente entre a Lua e o planeta Saturno, que poderá ser observado a olho nu, mesmo no céu das grandes cidades com poluição luminosa. Embora o fenômeno seja visível em grande parte do país, apenas os moradores do extremo oeste do Brasil, como em São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, terão a oportunidade de testemunhar a ocultação completa de Saturno pela Lua, que ocorrerá às 23h14, horário de Brasília.

Para a maioria dos observadores brasileiros, o evento será visto como uma aproximação estreita entre a Lua e Saturno, proporcionando um espetáculo visual impressionante. A proximidade entre os dois corpos celestes oferecerá uma visão deslumbrante, especialmente a olho nu ou com binóculos, logo após o ocaso.

No entanto, para quem se encontra na faixa oeste da Amazônia, a ocultação total – quando a Lua passa em frente a Saturno, escondendo-o por alguns minutos – será o ápice do evento. Este fenômeno é relativamente raro e atrai astrônomos e entusiastas, pois permite estudar a dinâmica de ambos os corpos celestes.

Aqueles interessados em observar o evento basta olhar para o céu logo após o crepúsculo e procurar a Lua. O ponto amarelado ao lado da Lua será o planeta Saturno.

Para mais detalhes, o canal Urânia Planetário fará uma live, que ficará gravada, com o astrônomo e professor Marcos Calil.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Projeto de lei prevê concursos específicos para educação indígena, rural e quilombola

O objetivo é reconhecer as especificidades do ensino voltado para públicos com baixa visibilidade nas políticas públicas educacionais.

Leia também

Publicidade