Rio Madeira deve permanecer acima de 2 metros em 2025, indica SGB

Boletim extraordinário de monitoramento do Serviço Geológico do Brasil (SGB) mostra que o cenário hidrológico é mais favorável em relação à 2024 e não há previsão de seca severa.

Foto: Divulgação

O cenário na Bacia do Rio Madeira é mais favorável do que o observado em 2024, quando Porto Velho (RO) registrou mínima histórica (35 cm). De acordo com projeções do Serviço Geológico do Brasil (SGB), o nível deve se manter acima dos 2 metros durante todo o ano.

A previsão é que a cota fique abaixo dos 4 m por aproximadamente 70 dias, entre agosto e outubro. A cota atual é de 3,15m – dentro da faixa de normalidade. Os dados são apresentados em boletim extraordinário, divulgado nesta terça-feira (2) (Confira aqui)

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

“Os sinais meteorológicos que sustentam essa previsão favorável são a previsão de chuvas dentro da normalidade para o próximo trimestre e nenhum indicativo de atraso no início da estação chuvosa, o oposto do que ocorreu em 2024”, explica o pesquisador em geociências Marcus Suassuna.

sgb
Seca do Rio Madeira em 2024. Foto: Edson Gabriel

O SGB reforça que as projeções estão sujeitas a incertezas e, caso ocorra um atraso no início da estação chuvosa, o cenário pode ser mais severo do que o projetado.

Quando a cota do Madeira fica abaixo dos 4 m, a Marinha do Brasil impõe restrições à navegação noturna com o objetivo de garantir a segurança das embarcações e formações de balsas.

Leia também: Entenda como funciona a dragagem, técnica utilizada para garantir navegabilidade em rios

Monitoramento contínuo do SGB

O SGB continuará com o monitoramento contínuo dos níveis em todas as estações e envio de boletins de monitoramento. As informações também são compartilhadas com órgãos responsáveis pela navegação, saneamento e defesa civil. Nesta terça-feira (2), o pesquisador Marcus Suassuna participou da 4ª Reunião de Avaliação das Condições Hidrometeorológicas da Região Norte, promovida pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

*Com informações do SGB

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Comissão de Direitos Humanos aprova criação da Política Nacional de Segurança dos Povos Indígenas

A proposta reafirma competências de vários órgãos de Estado relacionadas ao combate à violência contra os povos indígenas.

Leia também

Publicidade