Projeto Harpia pede ajuda para encontrar ninho de filhote de harpia resgatado em Novo Airão, no Amazonas

Segundo os pesquisadores, é fundamental localizar o ninho e os pais da ave para que ela possa ser reintegrada ao ambiente natural.

Foto: Divulgação/Projeto Harpia

O Projeto Harpia, coordenado pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), solicita ajuda dos moradores de Novo Airão, no Amazonas, para localizar o ninho de um filhote de gavião-real (Harpia harpyja). O filhote foi encontrado por um morador na avenida Presidente Vargas, bairro Remanso. Segundo os pesquisadores, é fundamental localizar o ninho e os pais da ave para que ela possa ser reintegrada ao ambiente natural.

Leia também: Conheça o gavião-real: A maior águia das Américas e que desfila sua realeza pela floresta amazônica

O animal é uma fêmea e tem cerca de dois meses. O morador acionou o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o resgate foi realizado há uma semana pelo Projeto Harpia e pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas/Ibama).

Após exames e avaliação veterinária, foi constatado que o filhote está saudável e, por enquanto, permanece sob os cuidados do Cetas, em Manaus.

“Se o ninho não for encontrado, o filhote pode acabar em cativeiro permanente e não deixará descendentes para a população de harpias da Amazônia”, alertou a equipe do projeto.

Projeto Harpia pede ajuda para encontrar ninho de filhote de gavião-real, também conhecido como harpia, resgatado em Novo Airão, no Amazonas.
Projeto Harpia pede ajuda para encontrar ninho de filhote de gavião-real, também conhecido como harpia, resgatado em Novo Airão, no Amazonas. Foto: Divulgação/Projeto Harpia

A harpia é considerada a maior e mais poderosa águia das Américas, sendo um predador de topo de cadeia e um importante indicador da qualidade ambiental. A espécie está classificada como “Vulnerável” à extinção, segundo a lista oficial de fauna ameaçada.

Como ajudar se encontrar o ninho

O Projeto Harpia e o ICMBio pedem que moradores de Novo Airão que visualizarem ninhos grandes ou avistarem harpias adultas entrem em contato pelos canais abaixo:

  • 📞 Linha Verde Ibama: 0800 061 8080
  • 📲 ICMBio: @icmbio
  • 🦅 Projeto Harpia Brasil: @ProjetoHarpiaBrasil

A colaboração da comunidade é considerada essencial para garantir a sobrevivência e a conservação dessa espécie símbolo da floresta amazônica.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Peças europeias dos séculos 18 e 19 são encontradas durante obras em praça no Amapá

Arqueólogos encontram as peças em escavações na Praça Barão do Rio Branco, no centro de Macapá. Objetos serão estudados por pesquisadores da Unifap.

Leia também

Publicidade