Porto Velho é o município que lidera o ranking de queimadas em Rondônia, aponta Inpe

Segundo o Inpe, na última semana foram mais de 800 focos de queimadas registrados em Rondônia.

Dados coletados pelo satélite de referência Aqua, do Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), apontam que mais de 800 focos de queimadas foram registrados em Rondônia entre os dias 15 de 21 agosto.

Os 807 focos contabilizados representam 8,4% a mais que o registrado na semana anterior, e uma média de 115,3 focos por dia. Porto Velho está no topo do ranking dos municípios do Estado, com 366 pontos de queimadas que representam cerca de 46% de tudo o que foi registrado em Rondônia.

Na última terça-feira (18), Porto Velho registrou em um único dia 445 focos de calor, e foi o município com o maior número de queimadas registradas em todo o País.

Quanto às queimadas urbanas, o aplicativo “Guardiões da Amazônia” tem sido o maior aliado para a população e os órgãos ambientais. Foram mil denúncias até o último sábado (22).
Queimadas na Reserva Extrativista de Jaci-Paraná, em Porto Velho, Rondônia. (Foto:Christian Braga/Greenpeace)

Por não serem detectáveis por satélites, as queimadas urbanas se tornam ainda mais preocupantes. Mário Fraga, idealizador do programa, explica o objetivo em integrar sociedade e os órgãos responsáveis pelo meio ambiente.

“Eu acredito que o objetivo principal da plataforma Guardiões da Amazônia é promover integração. E quando a gente fala de integração, eu estou falando do máximo possível de órgãos que trabalham na questão do meio ambiente na Amazônia e principalmente também integração com a sociedade. Tendo em vista a enorme área que nós precisamos fiscalizar e cuidar, é impossível aos órgãos públicos chegarem a toda essa área, então a gente traz o cidadão para essa batalha. É um trabalho voluntário na verdade, ele é um braço do Estado que está sendo estendido e chegando em locais que antes seria praticamente impossível de chegar”, disse.

Com a colaboração de João Antônio Alves, da CBN Amazônia Porto Velho.
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Ritmo do Pará: 4 músicas evangélicas que ganharam versões em tecnomelody

Entre as adaptações mais interessantes estão músicas evangélicas que marcaram gerações e agora ganharam uma roupagem paraense.

Leia também

Publicidade