Segundo o Inpe, na última semana foram mais de 800 focos de queimadas registrados em Rondônia.
Os 807 focos contabilizados representam 8,4% a mais que o registrado na semana anterior, e uma média de 115,3 focos por dia. Porto Velho está no topo do ranking dos municípios do Estado, com 366 pontos de queimadas que representam cerca de 46% de tudo o que foi registrado em Rondônia.
Na última terça-feira (18), Porto Velho registrou em um único dia 445 focos de calor, e foi o município com o maior número de queimadas registradas em todo o País.
“Eu acredito que o objetivo principal da plataforma Guardiões da Amazônia é promover integração. E quando a gente fala de integração, eu estou falando do máximo possível de órgãos que trabalham na questão do meio ambiente na Amazônia e principalmente também integração com a sociedade. Tendo em vista a enorme área que nós precisamos fiscalizar e cuidar, é impossível aos órgãos públicos chegarem a toda essa área, então a gente traz o cidadão para essa batalha. É um trabalho voluntário na verdade, ele é um braço do Estado que está sendo estendido e chegando em locais que antes seria praticamente impossível de chegar”, disse.