Porto Velho registra mais de 360 denúncias de queimadas nos dois últimos meses

Além da penalidade financeira, os infratores podem ser responsabilizados criminalmente. Saiba como denunciar.

Somados os meses de julho e agosto, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) em Porto Velho (RO) registrou mais de 360 denúncias de queimadas. Além de causar danos à saúde pública e ao meio ambiente, atear fogo em terrenos baldios, quintais, lixo, folhas, galhos e entulhos é crime ambiental. A prática nunca foi permitida em áreas urbanas e os infratores estão sujeitos a multas.

Leia também: Focos de queimadas: Rondônia tem pior julho em quase duas décadas, aponta Inpe

Neste período crítico de estiagem, a Sema mantém os canais abertos para que a população possa denunciar queimadas, inclusive enviando fotos que comprovem a infração. As denúncias podem ser feitas por meio dos canais oficiais: Whatsapp (69) 9 8423-4092 e e-mail sema@portovelho.ro.gov.br.

A legislação ambiental é clara: a prática é ilegal e, além da penalidade financeira, os infratores podem ser responsabilizados criminalmente, sendo assim, a denúncia é uma ferramenta poderosa no combate às queimadas.

*Com informações da Prefeitura de Porto Velho

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Portal Amazônia responde: o que são os ecótonos?

No Brasil, os ecótonos desempenham um papel vital na conservação da biodiversidade e nos processos ecológicos em larga escala.

Leia também

Publicidade