Portal Amazônia responde: o que e quais são as calhas dos rios do Amazonas?

A calha de um rio pode sofrer tanto mudanças de curso quanto de profundidade e são diretamente afetadas pelos populares verão e inverno amazônico.

Seja no período de enchentes ou estiagem, as calhas dos rios na Amazônia sempre ganham destaque. Se estão cheias ou secas, de que forma afetam a vida de comunidades ribeirinhas e tradicionais no seu entorno? Como afetam a dinâmica na região?

Mas afinal, o que são calhas? Quantas e quais são elas? 

Foto: Reprodução/Câmara dos Deputados

Em resumo, as calhas são subdivisões das bacias hidrográficas compostas por um rio principal e seus afluentes. Vale ressaltar que bacias hidrográficas são a porção de espaço em que as águas de chuva ou subterrâneas escoam para um rio principal e seus afluentes, abastecendo-os.

Leia também: Conheça os principais afluentes do Rio Amazonas

A calha de um rio pode sofrer tanto mudanças de curso quanto de profundidade e são diretamente afetadas pelos populares verão e inverno amazônico – que alteram o ciclo de chuvas na região. Por exemplo, na cheia, o curso do rio supera a calha e as águas passam a ocupar planícies.

Confira quais são as calhas do Amazonas e que região de municípios cada uma engloba: 

1 – Calha do Alto Rio Negro

Engloba o noroeste do Amazonas com os municípios Santa Isabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira e Barcelos.

2 – Calha do Juruá

Compreende as cidades de Guajará, Ipixuna, Envira, Itamarati, Eirunepé e Carauari.

3 – Calha do Purus 

É a calha mais ao sul do Amazonas. Fazem parte: Pauini, Lábrea, Tapauá, Beruri, Canutama e Boca do Acre.

4 – Calha do Alto Solimões 

As calhas do Rio Solimões são as que mais englobam grandes grupos de municípios e está à margem esquerda de Manaus. A do Alto Solimões é composta por Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Tabatinga, São Paulo de Olivença, Amaturá, Santo Antônio do Içá e Tonantins. 

5 – Calha do Madeira 

Composta pelos municípios de Humaitá, Manicoré, Novo Aripuanã, Apuí, Borba e Nova Olinda do Norte. 

6 – Calha dos rios Negro e Solimões

É a calha correspondente aos municípios da região metropolitana de Manaus. É a maior calha do Estado. Fazem parte: Manaus, Iranduba, Novo Airão, Codajás, Anori, Anamã, Caapiranga, Manacapuru, Manaquiri, Careiro Castanho e Careiro da Várzea. 

7 – Calha do Baixo Amazonas

Compreende as seguintes cidades: Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Nhamundá, Urucará, São Sebastião do Uamutã, Parintins e Maués. 

8 – Calha do Médio Amazonas

 A calha do Médio Amazonas engloba municípios nos arredorres da região metropolitana. São eles: Itacoatiara, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Autazes, Urucurituba e Itapiranga.

9 – Calha do triângulo

Por fim, a calha do triângulo é um espaço geográfico onde as extremidades do ‘triângulo’ são os municípios de Jutaí, Juruá e o Rio Solimões. Abriga os municípios de Japurá, Maraã, Fonte Boa, Jutaí, Uarini, Alvarães, Juriuá e Tefé.  

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Projeto leva ópera a estudantes de escola pública da zona sul de Manaus

Alunos do Centro de Educação de Tempo Integral (CETI) Cinthia Régia Gomes do Livramento, localizado na zona sul de...

Leia também

Publicidade