Operação Verde Rondônia: projeto previne incêndios florestais no Estado

Brigadas de Proteção contra Incêndio Florestal serão implementadas em localidades com os maiores focos de incêndio.

Com o objetivo de reduzir o risco de desastres relacionados a incêndios florestais e suas consequências ao meio ambiente, foi lançado no dia 11 de julho, o projeto Operação Verde Rondônia (OVR). O projeto integra a operação ‘Guardiões do Bioma’, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, na prevenção, repressão e investigação de casos relacionados a queimadas e outros crimes ambientais, principalmente na Amazônia.

Além do projeto, estão sendo implementadas Brigadas de Proteção contra Incêndio Florestal (BPCIF). As equipes estarão concentradas nas localidades que detém o maior número de focos de calor em Rondônia, sendo elas:

  • Linha 28 (Nova Mamoré);
  • Distrito de União Bandeirante (Porto Velho);
  • Vila de Samuel (Candeias do Jamari);
  • Cujubim;
  • Campo Novo de Rondônia;
  • Seringueiras;
  • Alta Floresta do Oeste.
Foto: Nilmar Lage/Greenpeace

A iniciativa é uma parceria entre o Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia e o Governo do Estado, e contará com o deslocamento de militares, viaturas, aeronaves e equipamentos. 

Ao todo, serão implementadas sete bases avançadas que serão compostas por seis bombeiros e quatro policiais militares. Serão utilizadas 24 viaturas operacionais do Corpo de Bombeiros, dentre caminhonetes, caminhões de combate a incêndio florestal e aeronaves.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade