Vinculado ao Serviço de Educação do Museu Goeldi, o Clube do Pesquisador Mirim é uma oportunidade ímpar para aproximar e estimular crianças e jovens do conhecimento sobre a ciência, por meio de experiências teóricas e práticas, tendo como base os estudos desenvolvidos por pesquisadores da instituição. Desde a sua criação em 1997, cerca de quatro mil estudantes já passaram pelo programa, num grande esforço para difundir e produzir saberes nos campos das ciências Humanas, Naturais e da Terra.
Seleção
Para se inscrever, os interessados devem se dirigir ao Serviço de Educação do MPEG, no Parque Zoobotânico, portando o boletim escolar e a carteira de estudante ou declaração da escola, comprovando que o candidato está em uma série compatível com o grupo de trabalho escolhido. No local, também será necessário preencher a ficha de inscrição, informando o nome do aluno, do responsável e escola, endereço residencial e telefone para contato.
O processo seletivo será dividido em duas etapas. Na primeira, os candidatos serão submetidos a entrevista oral e precisam responder perguntas referentes à disponibilidade e conhecimentos sobre o Clube do Pesquisador Mirim, a Amazônia, o Museu Goeldi, entre outros temas afins ao programa. A segunda etapa tem como intuito observar a dinâmica dos candidatos em grupo, a partir da oferta de recursos e linguagens variadas durante atividades coletivas e focadas nos temas estabelecidos pelo edital, previamente escolhidos pelos candidatos.
As duas fases de seleção serão realizadas em sequência, no Parque Zoobotânico, de acordo com o horário e acesso previstos no edital. A lista de aprovados será divulgada a partir do dia 28 de abril, no Portal do Museu Goeldi, e por meio de cartazes afixados na portaria do Parque Zoobotânico.