Manaus lança plano de contingência para enfrentamento de desastres naturais

Documento tem intuito de coordenar esforços para reduzir a ocorrência de desastres e, caso ocorram, minimizar seus impactos à população.

O primeiro Plano de Contingência Municipal para enfrentamento de desastres naturais foi lançado pela Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil Municipal (Sepdec), em Manaus. O documento tem o intuito de coordenar esforços para reduzir a ocorrência de desastres e, caso ocorram, minimizar seus impactos à população.

O documento estratégico define as ações das diversas entidades municipais antes, durante e após desastres naturais, como chuvas intensas, cheias, estiagens e incêndios. O plano conta também com um monitoramento das áreas de encosta, assim como prevê a instalação de 14 novas estações pluviométricas para os próximos 30 dias.

“Nós estamos também instalando, em Manaus, 14 estações meteorológicas e, posteriormente, vamos também montar estações sísmicas para evitar que essas áreas de risco possam ter um desbarrancamento, ou algo nesse sentido, que possa vir causar muitos problemas e danos à população”, informou o prefeito da cidade, David Almeida.

Outra medida prevista no plano será a perfuração de 15 poços artesianos de 120 metros por 6 polegadas de diâmetro, em 15 comunidades ribeirinhas mais isoladas.

“Os poços que tínhamos com 40 metros já secaram, então, está dentro do plano de contingência, nós iremos fazer a instalação nessas 15 comunidades. Fizemos o mapeamento de 83 comunidades no entorno da cidade de Manaus que são impactadas, e temos a estimativa da aquisição de alimentos, kits de higiene; caso venha acontecer algo nesse sentido, temos um planejamento feito”, complementou o prefeito.

O plano detalha ainda as ações de cada órgão municipal, promovendo uma atuação conjunta e eficiente, além de estabelecer a logística necessária, como bases de reunião, pontos de abrigo, hospitais e unidades de saúde, organizados pela Zona Administrativa de Manaus.

Segundo o titular da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil Municipal, Gladiston Silva, o plano de contingência já está sendo utilizado por todas as secretarias municipais e que, em ocorrências de desastres, é importante que a população mantenha a Defesa Civil informada sobre eventos desse tipo a partir da Central 199.

“No momento em que ocorre um desastre, esse plano passa a ser usado naquele evento. Então, as equipes são acionadas diretamente a partir do momento que tomamos conhecimento do desastre. A gente dispara o plano de contingência e todas as secretarias municipais ou órgãos estaduais e federais que estão previstos no plano para atuarem também, passam a seguir os protocolos que estão registrados no plano de contingência”, explicou o titular.

*Com informações do g1 Amazonas

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Papai Noel pela Amazônia: projeto supera desafios da seca para levar brinquedos às crianças ribeirinhas

De barco, a pé, pegando carona pela lama e até remando, ele segue sua missão de entregar brinquedos para inúmeras crianças, mantendo uma tradição que já dura 26 anos.

Leia também

Publicidade