Entenda lei aprovada pelo Governo Federal que altera limites de reservas extrativistas em Rondônia

Área do Rio do Ouro Preto será reduzida para ampliar reserva do Lago do Cuniã. Segundo projeto de lei, a estratégia busca garantir a subsistência de famílias extrativistas e preservar ecossistema local.

Amanhecer no Lago do Cuniã em Porto Velho. Foto: Emily Costa/g1 RO

O Governo Federal sancionou uma lei que altera os limites de duas reservas extrativistas em Rondônia. A área da Reserva Extrativista do Rio Ouro Preto terá o tamanho reduzido para ampliar as terras da Resex do Lago do Cuniã.

De acordo com a Lei nº 15.039, a proposta busca a proteção do ecossistema local, conservar os recursos naturais renováveis e garantir a subsistência das famílias extrativistas. O projeto aponta que a área que será ampliada é rica em biodiversidade e alto grau de conservação.

Com as mudanças, a reserva Ouro Preto, que atualmente tem 204.583 hectares, passará a ter 184.169,55. Já a Resex do Cuniã, quem tem 55.850 hectares, terá 74.659. A área do Cuniã abriga mais de 37 mil jacarés em seu lago, além de ter o turismo como uma das bases sustentáveis da comunidade.

*Com informações da Rede Amazônica RO

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Pesquisador da Fiocruz Amazônia alerta para precarização sanitária da região no Atlas da Amazônia

O Atlas da Amazônia Brasileira já está disponível na versão digital e deve se tornar leitura obrigatória para quem deseja se aprofundar no tema Amazônia

Leia também

Publicidade