Fórum Permanente pelo Protagonismo Amazônida realiza primeiro encontro presencial no Amapá

O Fórum mantem um fluxo constante de debates e já realizou encontro, também presencial, em Belém.

O Fórum Permanente pelo Protagonismo Amazônida (FPPA) fará seu primeiro encontro presencial em Macapá (AP) nesta segunda-feira (21), às 19h, no auditório da UNAMA Garden Shopping, Rodovia Josmar Chaves Pinto, n° 2141, km 2. A iniciativa se origina na sociedade civil para acompanhar e participar de forma consistente dos debates preparatórios da COP 30 – Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, que ocorrerá em Belém (PA), em 2025, e seus desmembramentos para a Região.

Participam do Fórum uma grande diversidade de segmentos sociais – cientistas, artistas, fazedores de cultura, quilombolas, ribeirinho, indígenas, LGBTQIA+, povo de terreiro e demais movimentos e coletivos – de todos os Estados da Amazônia, tendo em vista a importância da união para debater e, coletivamente, construir uma agenda que contemple proposta de ações concretas e viáveis para o futuro da Amazônia e para o desenvolvimento do Brasil. O Fórum mantem um fluxo constante de debates por meio do WhatsApp, e já realizou encontro, presencial em Belém, dia 14 de julho.

Desta forma, todos que tenham interesse em se inserir de forma qualitativa nos debates da COP 30 são convidados a comparecer.

Imagem: Divulgação

Confira a programação:

Abertura:

Joca, contador de Histórias

Apresentação:

Profº Drº João Cláudio Tupinambá Arroyo – Objetivos; estrutura atual e alguns resultados de impacto já alcançados com os debates do Protagonismo Amazônida.

Formação da mesa (ordem de fala):

Magnifica Reitora da Universidade da Amazônia – UNAMA, Profª Drª Betânia Fidalgo Arroyo.
Magnifica Reitora da Universidade Estadual do Amapá – UEAP, Profª Drª Kátia Paulino.
Magnifica Reitora do Instituto Federal do Amapá – IFAP, Profª Drª Marialva do Socorro Ramalho de Oliveira de Almeida.
Vice-Reitora da Universidade Federal do Amapá – UNIFAP, Profª Drª Ana Cristina Maués.
Representante do Fórum de Segurança Alimentar dos Povos de Terreiro de Matriz Africana (FOSANPOTMA), Sra. Mãe Carmen de Oyá.
Representante da União Nacional dos Estudantes – UNE, estudante de Ciências Sociais e ativista estudantil, Srtª Janaina Corrêa.
A representante do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão – (GEPEI/Unifap) e membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB/UNIFAP), Profª Dra. Piedade Lino Videira.
A pesquisadora de Política Cultural e colaboradora do Grupo de Pesquisa Memórias e Território na Formação das Comunidades Tradicionais do Amapá; membro e organizadora deste I Encontro protagonismo Amazônida, profª Drª. Fátima Lucia Carrera Guedes, do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP.
Representante da Articulação Amazônica de Cultura, Comunicação e Clima e o Circuito Amazônico de Festivais, Srtª Heluana Quintas.
Presidente do Sindicato dos Jornalistas do Amapá, Srº João Clesio.
Secretária de Estado dos Povos indígenas do Estado do Amapá, Srtª Simone Karipuna.
Ator, Diretor Teatral, Arte Educador, Produtor e Gestor Cultural, Sr. Claudio Silva.
Representante do Senador da Republica do Brasil/AP, Randolph Rodrigues, economista Sr. Charles Chelala.
Governador do Estado do Amapá, Clécio Luis Vieira.

Debates com a plateia

Encerramento e agradecimentos:

Profº João Claudio Arroyo.
Músicos: Finéias Neluty, Nivito Guedes, Zé Miguel.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Puno busca reconhecimento da ‘Rosqueada’ como Patrimônio Cultural do Peru

Os pães usados na festa simbolizam uma colheita abundante para o novo ano, tornam-se o centro das atenções da tradição peruana.

Leia também

Publicidade