Com formato de estrela, a flor de cupuaçu surpreende por sua exuberância e excentricidade.
Seja como creme, suco ou sobremesa, fato é, o cupuaçu (Theobroma grandiflorum) é uma delícia da Amazônia. O fruto, encontrado principalmente nos Estados do Pará e do Maranhão, conquista os paladares do todos que o experimentam e já é um dos mais conhecidos da região.
Os benefícios da cultura do cupuaçu são inúmeros, tanto para produtores quanto para consumidores. Segundo a Embrapa, enquanto o primeiro grupo se beneficia de uma árvore de cultura permanente – ou seja, que nunca para de produzir frutos -, o segundo grupo tem acesso à nutrição efetiva, já que sua polpa é fonte de vitaminas, carboidratos e proteínas.
Estas informações a respeito desta maravilha amazônica são plenamente exploradas e até conhecidas pelos moradores das regiões amazônidas. Um tema menos explorado, no entanto, é a flor que nasce do cupuaçueiro, uma verdadeira “estrela” a embelezar a floresta, dado seu formato peculiar. Mas qual sua função? Elas têm algum benefício para os seres humanos?
Função das flores
As flores têm uma função primordial no desenvolvimento das plantas, sendo as principais responsáveis pelo processo de polinização. Ou seja, pelo reprodução sexuada das árvores conhecidas como angiospermas – categoria que têm flores e frutos.
“A polinização é a transferência de grãos de pólen das anteras de uma flor para o estigma (parte do aparelho reprodutor feminino) da mesma flor ou de uma outra flor da mesma espécie. As anteras são os órgãos masculinos da flor e o pólen é a gameta masculino. Para que haja a formação das sementes e frutos é necessário que os grãos de pólen fecundem os óvulos existentes no aparelho reprodutor feminino”.
Informações disponibilizadas pela Embrapa.
Logo, além de embelezar a natureza, a função das flores é essencial para a vida das plantas no planeta.
Benefícios da flor de cupuaçu
Apesar de seu formato peculiar, a flor de cupuaçu não costuma ser consumida. Entretanto, ela é bastante utilizada na elaboração de perfumes, essências e aromatizantes. Seu cheiro é caraterizado como levemente adocicado e com notas florais.
E aí, você já conhecia a flor de cupuaçu? Que outras flores chamam atenção por seu formato?