Espécie endêmica da Flona de Carajás é definida como símbolo de Parauapebas por meio de lei

A aprovação do PL Flor de Carajás representa um marco na conservação ambiental e identidade local do município paraense.

Votado na Câmara Municipal de Parauapebas no dia 23 de abril, projeto de lei  (PL) reconhece a Flor de Carajás, espécie endêmica da Floresta Nacional de Carajás, como símbolo do município. A decisão teve aprovação por unanimidade, um importante passo na proteção e valorização da biodiversidade local.

A Flor de Carajás é uma espécie de planta ameaçada de extinção, encontrada exclusivamente na Floresta Nacional de Carajás, em Parauapebas, sudeste do Pará. A aprovação da lei, que reconhece a espécie como símbolo, ressalta a riqueza natural da região. Além disso, evidencia a importância de ações legislativas que promovam a conscientização ambiental e incentivem a preservação de espécies ameaçadas.

Flor de Carajás. Foto: Alysson de Sousa

Para a população de Parauapebas, este reconhecimento vai além do simbolismo, representando um compromisso renovado com a proteção ambiental e o desenvolvimento sustentável da região. Ao adotar a Flor de Carajás como seu emblema, a cidade reafirma sua ligação com a natureza e assume a responsabilidade de ser uma guardiã ativa do meio ambiente.

De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), “a aprovação desta lei é um testemunho do poder da união entre comunidade, governo e organizações locais na defesa da natureza. Com a promulgação desta Lei, Parauapebas dá um passo significativo rumo à construção de um futuro mais sustentável para as gerações futuras”.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Dossiê “Amazônia contra o Antropoceno” aborda sociodiversidade da região

Na publicação constam nove artigos de arqueólogos, antropólogos e ecólogos, indígenas e não indígenas.

Leia também

Publicidade