Discussão sobre governança do sítio Ramsar da Foz do Amazonas e seus manguezais é retomada

A ação visa consolidar a proteção de um dos ecossistemas de manguezais mais importantes do Brasil, promovendo uma gestão que atenda às necessidades e à participação das comunidades locais.

Foto: Reprodução/Acervo ICMBio

Para fortalecer a governança e proteger um dos maiores ecossistemas de manguezais do mundo, o Instituto Chico Mendes (ICMBio), através do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Sociobiodiversidade Associada a Povos e Comunidades Tradicionais (CNPT), retomou as discussões sobre a gestão do sítio Ramsar da Foz do Amazonas e seus manguezais.

As ações, realizadas nos estados do Amapá, Pará e Maranhão, visam consolidar uma estratégia inovadora de governança para a área. Esse esforço inclui a atualização da proposta de comitê gestor e o alinhamento de estratégias de capacitação e comunicação para um sistema de governança mais eficaz.

Leia também: Conheça os manguezais da Amazônia, o maior cinturão de manguezais do mundo

As reuniões contaram com a participação de lideranças e gestores do Piauí, onde foi reforçada a importância de criar um comitê gestor participativo, com foco no fortalecimento de gênero e juventude, que integre povos e comunidades tradicionais, instituições de pesquisa, órgãos ambientais e ONGs.

Esse comitê terá a responsabilidade de monitorar e orientar as ações de proteção do sítio Ramsar dos Manguezais Amazônicos, abrangendo os estados do Amapá, Pará, Maranhão, Piauí e Ceará. A ideia é garantir que as decisões de gestão estejam alinhadas com as necessidades e a participação das comunidades locais. 

A iniciativa fortalece a posição do Brasil na conservação global de zonas úmidas e assegura que os benefícios ecológicos, sociais e econômicos dos manguezais continuem a ser aproveitados pelas comunidades locais e pelas futuras gerações. 

O projeto POP Sítios Ramsar conta com o apoio da iniciativa Protecting Our Planet Challenge, com recursos da Bloomberg Ocean Initiative e da Re:wild, em colaboração com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), reforçando a agenda de fortalecimento das áreas protegidas brasileiras.

Sobre o ProManguezais

O Programa ProManguezais foi criado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudanças do Clima por decreto para preservar, recuperar e utilizar de forma sustentável os manguezais brasileiros.    

O programa estabelece que a conservação dos manguezais deve considerar sua integridade como ecossistema e reconhece a importância de suas funções ecológicas, econômicas, sociais e culturais. Para garantir uma gestão efetiva, o ProManguezal propõe uma articulação entre as esferas de governo e o fortalecimento de políticas públicas integradas, além de incentivar parcerias com o setor privado e a participação de comunidades locais.

*Com informações do ICMBio

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Espécies novas de sapos ajudam a entender origem e evolução da biodiversidade da Amazônia

Exames de DNA feitos nos sapos apontam para um ancestral comum, que viveu nas montanhas do norte do estado do Amazonas há 55 milhões de anos, revelando que a serra daquela região sofreu alterações significativas.

Leia também

Publicidade