Desmatamento da Amazônia Legal aumenta 48% no Acre em junho, aponta Imazon

Aumento de área desmatada foi de 83% nos últimos 11 meses em relação ao período anterior. Dentro da Amazônia Legal, Acre tem 9% em desmatamento

Mesmo tendo o terceiro menor percentual de desmatamento dentro da Amazônia Legal, o Acre apresentou, no mês de junho, um aumento de 48% de área desmatada em comparação com o mesmo período no ano passado.

Dados do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) obtidos via Sistema de Alerta do Desmatamento (SAD) mostram que no mês passado o estado desmatou uma área de 86 km². Enquanto que no mesmo mês no ano passado, essa área era de 58 km².

Já na comparação entre o período de agosto de 2019 a junho de 2020 e agosto de 2020 a junho de 2021, o aumento de área desmatada foi ainda maior, de 83%. Saindo de 336 quilômetros quadrados desmatados, para 614, no período de 11 meses.

A Amazônia Legal teve 926 km² de seu território desmatado em junho deste ano, o que representa um aumento de 10% em relação ao mesmo período no ano passado, quando o desmatamento somou 842 quilômetros quadrados. O Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) monitora via satélite as áreas desmatadas na região.

No ranking dos estados com maior área desmatada, o Pará lidera a lista com a maior parte do percentual (36%), seguido pelo Amazonas (25%), Mato Grosso (14%), Rondônia (11%), Acre (9%), Maranhão (3%) e Roraima (2%).

Foto: Reprodução/Rede Amazônica

Focos de queimadas

Dados do relatório da sala de situação de monitoramento hidrometeorológico do Acre, divulgados nesta terça-feira (20), apontam que o estado acreano registrou, entre o dia 1º de janeiro a 19 de julho deste ano, 240 focos de queimadas nos 22 municípios.

O acompanhamento é feito por meio de dados do Satélite de Referência e divulgados pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Acre (Sema).

Os municípios de Brasileia, Tarauacá, Cruzeiro do Sul e Sena Madureira foram os que apresentaram o maior número de focos acumulados no período, com 30, 25, 24 e 22 casos registrados, respectivamente.

No acumulado mensal de focos de queimadas no estado do Acre, entre os dias 1 e 19 de julho, foram registrados 145 focos de queimadas.

Qualidade de ar

No período de estiagem, a concentração de partículas poluentes no ar atinge números altos. Dados dos sensores de monitoração mostram que atualmente a qualidade do ar está o dobro acima do ideal para a respiração no Acre.

Conforme o relatório, a concentração de material particulado chegou à máxima concentração de 50 µg/m³, nessa segunda (19), em Rio Branco. Em Tarauacá a máxima foi de 107 µg/m³.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) prevê que a quantidade de material particulado por metro cúbico aceitável é de 25 microgramas. Acima disso, a qualidade é ruim para a saúde das pessoas. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade