Deputados querem criar CPI sobre o vazamento de resíduos tóxicos em Barcarena

Deputados querem criar uma  Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o vazamento de resíduos tóxicos da mineradora norueguesa Hydro Alunorte, que podem ter contaminado o meio ambiente, na cidade de Barcarena no Pará.

A Comissão Externa da Câmara dos Deputados que fez visita técnica à cidade paraense no último dia 19, começou uma força-tarefa para recolher as 171 assinaturas necessárias para instaurar a CPI de Barcarena

Foto: Divulgação / Agência Brasil

E nesta quarta-feira, o Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), atendendo a um pedido do Ministério Público, determinou imediata redução de 50% das atividades da mineradora e a interdição de uma de suas bacias, a DSR2, enquanto não obtiver licença de operação. Na decisão, o juiz afirma que pretende evitar uma tragédia que coloque em risco a vida das comunidades envolvidas e o meio ambiente.

O descumprimento da decisão vai acarretar multa diária de 1 milhão de reais, além da responsabilização por crime de desobediência e até a decretação da prisão preventiva do responsável pelo descumprimento da ordem.

Em nota, a Hydro Alunorte informou que analisa a decisão da justiça, as medidas necessárias para implementá-la e os possíveis impactos na operação da mineradora.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade