Defesa Civil faz recomendações para evitar prejuízos no período de chuva

O período de chuvas intensas durante o chamado “inverno amazônico” em Rondônia exige atenção redobrada da população.

Nuvem de Chuva cobre o céu de Porto Velho, Rondônia. Foto: Leandro Morais

O período de chuvas intensas durante o chamado “inverno amazônico” exige atenção redobrada da população de Rondônia para evitar acidentes, prejuízos e transtornos, especialmente aos pedestres e condutores de veículos.

Saiba mais: Inverno amazônico na verdade é verão; entenda por quê

Orientações

Preocupada com a segurança dos munícipes, a Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil (SMDC), órgão da Prefeitura de Porto Velho, reforça os alertas e presta orientações com o objetivo de minimizar os impactos que podem ser causados pelas águas pluviais.

Impactos das chuvas e da cheia em Rondônia
Impactos das chuvas e da cheia em Rondônia. Foto: Portal InMet

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

Dentre as orientações, a Defesa Civil recomenda que as pessoas evitem passar por áreas alagadas, não se abriguem debaixo de árvores, mantenham distância de postes e fiações elétricas, não usem o celular em via pública durante o temporal e procurem um lugar seguro para se abrigar até a chuva passar.

Aos condutores de veículos, as principais orientações para dirigir na chuva são: verificar freios e pneus regularmente, reduzir a velocidade, manter distância segura de outros veículos, ligar os faróis baixos e não forçar a passagem em áreas alagadas.

Em caso de aquaplanagem, a principal recomendação para os condutores é que não acionem os freios bruscamente, pois isso pode causar a perda total do controle da direção e ocasionar acidentes.

Monitoramento e contato

Nuvem de Chuva cobre o céu de Porto Velho, Rondônia. Foto: Leandro Morais

O superintendente da SMDC, Marcos Berti, informa que as equipes realizam monitoramentos constantes com o objetivo de orientar e auxiliar a população.

Em caso de emergência, ligar imediatamente para a Defesa Civil Municipal por meio do número de emergência 199 ou pelo (69) 98473-2112.

*Com informações da Secretaria Municipal de Comunicação

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Projeto de lei pode tornar Porto Velho a ‘Capital Nacional da Pesca Esportiva’

Projeto visa fomentar o turismo responsável e sustentável à promoção da pesca esportiva de captura e soltura de peixes, contribuindo para a preservação de ecossistemas aquáticos.

Leia também

Publicidade