10 curiosidades sobre o tucano-toco, o maior dos tucanos

Com seu bico imponente e porte elegante, essa espécie encanta pesquisadores, fotógrafos e amantes da natureza.

Foto: Divulgação/Mangal das Garças

O tucano-toco (Ramphastos toco) é uma das aves mais emblemáticas das florestas tropicais e uma figura marcante da fauna amazônica. Com seu bico imponente e porte elegante, essa espécie encanta pesquisadores, fotógrafos e amantes da natureza.

Conheça algumas curiosidades fascinantes sobre esse animal:

Etimologia

“Tucanuçu” e “tucanaçu” vêm do tupi tukanu’su, que significa “tucano grande”.

O maior tucano de todos

O tucano-toco é o maior representante da família dos tucanos. Ele pode alcançar até 66 cm de comprimento, sendo que cerca de um terço dessa medida corresponde ao seu bico.

Um bico que surpreende

Apesar de grande, o bico do tucano-toco é incrivelmente leve, pois é feito de queratina e preenchido por uma estrutura esponjosa. Isso permite que a ave o manuseie com facilidade para capturar alimentos e regular sua temperatura corporal, já que o bico funciona como um “radiador”.

Foto: Reprodução/Viviane Rodrigues Reis/Pick-upau

Um mestre da alimentação variada

Essa ave é onívora e possui uma dieta diversificada. Além de frutas, seu alimento principal, o tucano-toco consome insetos, pequenos répteis e ovos de outras aves.

Habitação surpreendente

Apesar de seu tamanho imponente, o tucano-toco prefere viver em cavidades de árvores, muitas vezes reutilizando buracos escavados por outras espécies. Eles também podem ser vistos em campos abertos e até áreas urbanas.

Pokémon?

Sabia que a espécie já foi homenageada em Pokémon? Toucannon é um Pokémon dos tipos ‘Normal’ e ‘Voador’, categorizado como ‘Pokémon Canhão’ e foi introduzido na Sétima Geração. Não é preciso de muito esforço para dizer qual animal serviu como inspiração para o Toucannon, né? Se você respondeu o tucano, está correto. Pertencente à família Ramphastidae, o tucano é um bicho com bico longo, colorido, cortante e leve.

Leia também: Conheça 8 Pokémon inspirados na região amazônica

Foto: Reprodução

Comunicação peculiar

Os tucanos emitem sons graves e roucos, usados para se comunicar com outros membros de sua espécie. Esses chamados podem ser ouvidos de longe, auxiliando na defesa de território e na aproximação entre parceiros.

Vida social intensa

O tucano-toco é uma ave sociável que vive em pequenos bandos. Quando descansam, é comum vê-los agrupados em galhos, muitas vezes se apoiando uns nos outros para se equilibrar melhor. No ritual de acasalamento, por exemplo, machos e fêmeas jogam caroços de frutas uns nos outros.

Adaptação à paisagem urbana

Embora esteja associado às florestas tropicais, o tucano-toco é extremamente adaptável e pode ser encontrado em áreas urbanas, desde que haja disponibilidade de árvores e fontes de alimento.

Ameaças à conservação

Apesar de não estar em perigo de extinção, a destruição de habitats naturais e o tráfico de animais representam ameaças significativas para essa espécie.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Espécies novas de sapos ajudam a entender origem e evolução da biodiversidade da Amazônia

Exames de DNA feitos nos sapos apontam para um ancestral comum, que viveu nas montanhas do norte do estado do Amazonas há 55 milhões de anos, revelando que a serra daquela região sofreu alterações significativas.

Leia também

Publicidade