O Amapá pode ter o primeiro projeto de contemplação sobre passarelas em uma cachoeira, semelhante ao encontrado nas Cataratas do Iguaçu (PR). A ideia está sendo analisada pelo governo do Estado e pela prefeitura de Laranjal do Jari na cachoeira de Santo Antônio, no Rio Jari, na divisa com o Pará.
Nesta semana, uma empresa realizou o georreferenciamento, topografia e a perfuração para estudo do solo. A ideia é ter uma ponte onde os visitantes poderão percorrer pontos por cima da cachoeira.
“Não tem uma previsão ainda para o início das obras, pois ainda está em processo de levantamento para fazer o projeto. Então, geograficamente, essa área onde vai ser construída essa passarela, é do lado da comunidade Santo Antônio da Cachoeira, que pertence a Laranjal do Jari”, descreveu Jairo Guerreiro, secretário de Turismo de Laranjal.
Atualmente a região é visitada apenas através de embarcações, que partem da sede do município. A cachoeira também abriga a Hidrelétrica de Santo Antônio, que fica um pouco acima do local.
*Com informações do Grupo Rede Amazônica AP