Como o bicho-preguiça se hidrata na floresta amazônica?

Segundo especialista, a principal fonte de água do bicho-preguiça está em sua alimentação, composta majoritariamente por folhas.

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Os bichos-preguiça são conhecidos por seu ritmo lento e estilo de vida arbóreo. Por isso, é fácil pensar neles sempre pendurados em alguma árvore, não é? Mas alguma vez você já pensou em como eles se hidratam?

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

A equipe do Portal Amazônia conversou o professor Marcelo Gordo, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), para saber como eles fazem para beber água.

Segundo o especialista, a principal fonte de água do bicho-preguiça está em sua alimentação, composta majoritariamente por folhas e, ocasionalmente, alguns frutos de imbaúba.

“A base da dieta da preguiça é a folha e folha tem muita água. Praticamente toda a hidratação desse animal vem dessa fonte”, explica Marcelo Gordo.

Foto: Reprodução/IMA

Além da água presente no alimento, os bichos-preguiça também podem se hidratar de outras formas. Quando chove, eles bebem a água que escorre pelas folhas e também a que se acumula em sua própria pelagem. “Eles podem lamber o pelo para absorver essa água”, revela o professor.

Mas seria possível que um bicho-preguiça descesse ao solo para beber água diretamente de um rio ou igarapé? De acordo com Marcelo Gordo, essa cena é improvável.

“A preguiça desce ao chão em duas situações principais: para atravessar uma clareira ou uma área sem árvores e, em média, uma vez por semana, para defecar. Ela não desce especificamente para beber água, pois já utiliza a água que está disponível na copa das árvores”, conclui o pesquisador.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Casa de Pedra, o coração do Parque Estadual da Serra dos Martírios/Andorinhas

A Casa de Pedra é um dos mais importantes sítios arqueológicos da região, abrigando pinturas rupestres e formações rochosas únicas.

Leia também

Publicidade