Aranha-coração (Micrathena clypeata). Foto: Vanessa Gama/MUSA

A Amazônia é um local perfeito para uma infinidade de vida: milhares de espécies de animais, insetos e plantas curiosas que despertam, diariamente, a curiosidade sobre o que ainda podemos descobrir. Exemplo disso é a aranha coração. Você já viu ou ouviu falar?
A aranha coração (Micrathena clypeata) é uma dessas inúmeras espécies curiosas que habitam a Amazônia. Com uma coloração avermelhada e um corpo que se assemelha ao formato de um desenho de coração, há quem fale que essa pequena aranha também lembra um morango cortado.
O aracnólogo do Museu da Amazônia (MUSA), Thiago Carvalho, contou ao Portal Amazônia que esta não é a única curiosidades sobre essa espécie. Outra curiosidade é sobre os locais que ela pode ser encontrada.
“Há uma falsa dicotomia (divisão de algo em duas partes). Uma espécie pode ocorrer em uma área ou bioma e não ser nativo desta área, geralmente espécies invasoras que possuem grande capacidade adaptativa. Nesta espécie a área de ocorrência se estende do Panamá ao Peru e, também, ao Brasil”, contou.
Leia também: Parece, mas não é: conheça aranha que se disfarça de formiga

Thiago Carvalho esclareceu também uma dúvida que muitas pessoas tem: não existe aranha que seja venenosa. Calma, é que este termo é empregado de forma equivocada para estes animais. Segundo o especialista, a Micrathena clypeata, assim como a maioria das aranhas, é peçonhenta.
Animais venenosos
- Produzem veneno que pode ser liberado quando tocados ou ingeridos
- O envenenamento é passivo, por compressão ou ingestão
Animais peçonhentos
- Possuem glândulas de veneno que se comunicam com dentes ocos, ferrões ou aguilhões
- Produzem substâncias que são usadas para defesa e captura de suas presas
No caso da aranha coração, ele garante que mesmo sendo peçonhenta é completamente inofensiva ao ser humano, pois não representa risco para a nossa saúde.
Leia também: Aranha-golias: uma gigante na região Amazônica
“Como ela consegue?”
Nas Micrathenas, segundo o aracnólogo, o formato do abdômen é um fator muito importante na defesa contra vespas parasitóides, impedindo algumas vezes de serem capturadas ou que a larva da vespa consiga comer a aranha e a atrapalhe de completar o ciclo de vida.
Para o especialista todo organismo é um universo e depende de quão profundamente é estudado. Exemplo disso é o fato curioso que acontece com a espécie Micrathena clypeata.
“Uma das coisas mais fascinantes da espécie é sua ooteca (bolsa de ovos), que é uma esfera perfeita de seda, lembra uma bolinha perfeita de algodão bem branquinha. Como ela consegue fazer uma esfera perfeita? Eu não faço ideia!”, revela.
📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp


As aranhas e equilíbrio ecológico
“A presença destes organismos e o modo de vida deles ajuda a floresta como um todo a funcionar de forma correta. Aracnídeos, principalmente as aranhas, são os principais controladores de populações, tornando possível o equilíbrio ecológico em diversas populações de vários animais”, relatou o especialista.
Confira mais detalhes sobre a espécie no link: https://wsc.nmbe.ch/species/4704
*Por Karleandria Araújo, estagiária sob supervisão de Clarissa Bacellar