Aplicativo gratuito ajuda agricultores do Amapá a combater praga em lavouras de mandioca

O aplicativo permite envio de alerta com fotos e localização direto do campo. Vassoura-de-bruxa da mandioca pode causar perdas de até 100% na colheita.

App permite o envio de fotos de áreas afetadas pela praga. Foto: Raylana Dantas/Rede Amazônica AP

Um aplicativo gratuito chamado Guardião Rural foi lançado para ajudar agricultores do Amapá a identificar e combater a vassoura-de-bruxa da mandioca, doença que ameaça plantações no estado. A ferramenta foi desenvolvida por técnicos do Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap).

Leia também: Plantação de mandioca no Amapá registra praga inédita no país

A praga, causada pelo fungo Ceratobasidium theobromae, teve os primeiros casos registrados no estado em 2024 e pode inviabilizar a colheita.

“O aplicativo marca uma nova etapa na extensão rural, com mapeamento territorial e busca ativa dos produtores”, disse Kelson Vaz, diretor-presidente do Rurap.

Como funciona o aplicativo?

Disponível para Android e na versão web, o Guardião Rural permite que o agricultor envie fotos e localização da área afetada. Técnicos analisam os dados e oferecem orientação remota ou agendam visitas presenciais.

O cadastro é validado com base em sistemas oficiais como o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e o Cadastro Ambiental Rural (CAR).

O aplicativo pode ser acessado pelo site do Rurap. Para começar, o agricultor deve preencher o cadastro e enviar imagens da plantação.

“A ferramenta amplia a participação de técnicos e lideranças comunitárias no controle da praga”, afirmou Alcione Cavalcante, assessor técnico do Ministério Público do Amapá.

Aplicativo ajuda a combater praga vassoura de bruxa
Foto: Divulgação/Embrapa

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

Benefícios do aplicativo:

  • Monitoramento em tempo real da praga;
  • Atendimento técnico rápido e direcionado;
  • Apoio à criação de políticas públicas;
  • Proteção de dados conforme a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

*Por Isadora Pereira, da Rede Amazônica AP

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Você conhece as mascotes dos times de futebol da Região Norte?

As mascotes de time são uma tradição no mundo, não só no futebol, mas em todo ambiente esportivo, pois elas são fundamentais para a representação do processo cultural de uma agremiação.

Leia também

Publicidade