Resultado evidencia que é totalmente possível aliar desenvolvimento com práticas ambientais sustentáveis. Foto: Aog Rocha/Governo do Estado do Amapá
O Amapá é o único estado da Amazônia Legal que não registrou desmatamento acima de 50 hectares por imóvel rural nos últimos três anos. É o que indicam os dados do Ministério do Meio Ambiente (MMA) divulgados no dia 22 de janeiro. O dado positivo reafirma as políticas públicas de proteção ambiental que vêm sendo desenvolvidas pelo Governo do Estado.
O levantamento considerou as bases oficiais dos dados de imóveis rurais cadastrados no Sistema Nacional do Cadastro Ambiental Rural (Sicar), as bases cartográficas das categorias fundiárias e a de dados espaciais do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), além da base de embargos do Ibama, atualizada em novembro de 2025.
📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

Amapá busca consolidação
A secretária de Estado do Meio Ambiente, Taisa Mendonça, ressaltou que o resultado evidencia que é totalmente possível aliar desenvolvimento com práticas ambientais sustentáveis.
“Essa é uma informação extremamente relevante e que mostra o compromisso do Governo do Estado, do governador Clécio Luís, fazendo monitoramento e todo um trabalho integrado entre os órgãos do Estado para que nós alcançássemos esses índices que mostram uma política ambiental pública feita com muita responsabilidade”, frisou a gestora.
O Governo do Estado tem consolidado uma política de meio ambiente responsável, segura e de amplo diálogo com os setores produtivos, o que tem colocado o Amapá em expansão, com indicadores ambientais cada vez mais favoráveis.
*Com informações do Governo do Amapá
