Protótipo de carro elétrico é desenvolvido por estudantes no Mato Grosso

Principal finalidade é promover a eletromobilidade na região com o desenvolvimento do protótipo de forma sustentável como seu principal foco.

Foto: Reprodução/UFMT

Já circula pelos corredores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) o protótipo de carro elétrico desenvolvido pelo projeto de extensão OHMEGA, vinculado ao departamento de Engenharia Elétrica, vinculado a Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia (FAET), que tem como principal finalidade promover a eletromobilidade na região com o desenvolvimento do protótipo como seu principal foco.

Na parte elétrica o dimensionamento ocorreu por meio de um alternador doado por um professor do curso de engenharia elétrica, mas que passou por modificações internas para funcionar como um motor.

O desenvolvimento do protótipo foi realizado por discentes em sua maioria do curso de Engenharia Elétrica sob a orientação da docente Camila Fantin e de outros professores do curso que ajudaram nas decisões.

O principal obstáculo no início foi financeiro, com a realização através da doação de uma metalúrgica, de um professor e de rifas promovida pelos envolvidos para arcar as despesas.

Fantin destaca a importância de projetos como este na Engenharia Elétrica:

Segundo Fantin, o projeto serve como plataforma de aprendizado aos estudantes. A professora explica que“o projeto tem o plano de continuar aprimorando o protótipo com a meta de torná-lo competitivo na Fórmula SAE Brasil (competição voltada para os estudantes de Engenharia).

*Com informações da UFMT

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Espécies novas de sapos ajudam a entender origem e evolução da biodiversidade da Amazônia

Exames de DNA feitos nos sapos apontam para um ancestral comum, que viveu nas montanhas do norte do estado do Amazonas há 55 milhões de anos, revelando que a serra daquela região sofreu alterações significativas.

Leia também

Publicidade