Papa Francisco pede respeito aos povos indígenas

O papa Francisco recebeu nesta quarta-feira (15) representantes de povos indígenas que estão em Roma participar de um evento sobre o desenvolvimento agrícola no mundo e pediu que essas pessoas sejam “respeitadas”. Ao falar sobre os direitos dessa população, o líder católico destacou que “acredita que o problema essencial seja conciliar o direito ao desenvolvimento, incluindo aquele social e cultural, com a tutela das características próprias dos indígenas e de seus territórios”.

“Isso é evidente sobretudo quando vão ser estruturadas atividades econômicas que possam interferir com as culturas indígenas e a suas relações ancestrais com a terra. Neste sentido, deve prevalecer sempre o direito ao consenso prévio e informado, como prevê o artigo 32 da Declaração sobre os direitos dos povos indígenas”, ressaltou.

Para o Pontífice, “não se pode permitir uma marginalização ou uma divisão de classes: primeira classe, segunda classe…integração tem que ter plena participação”.

Durante seu discurso, Jorge Mario Bergoglio ressaltou a importância dos povos indígenas para o cuidado com o meio-ambiente, tema muito caro ao líder católico e que foi o tema da encíclica escrita por ele no ano passado, a ‘Laudato si‘.

“E vocês, nas vossas tradições, na vossa cultura, vivem o progresso com um cuidado especial com a mãe terra. Neste momento em que a humanidade está pecando gravemente em não cuidar da terra, eu vos exorto para continuar a dar testemunho disso”, pediu o sucessor de Bento XVI.

Ao finalizar sua mensagem, Francisco solicitou ainda que os indígenas não usem as tecnologias que “destruam a terra, que destruam a ecologia, o equilíbrio ecológico e que atuem para destruir a sabedoria dos povos”.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade