Manaus 30º • Nublado
Quarta, 29 Junho 2022

O Extinto Departamento de Feiras e Projetos Especiais

A globalização e o surgimento de novos meios de comunicação facilitam e agilizam o intercâmbio de informações entre empresas na conquista de novos mercados.

Neste sentido, a frase Pense globalmente e aja localmente é cada vez mais merecedora de crédito e ação, principalmente se tornarmos como exemplo o segmento de feiras, onde tendências como a setorialidade e a regionalização traçam o caminho das faturas realizações, neste importante setor da economia local, onde a ação está muito mais focada em um target, previamente estudado e definido.

Em 1996, Ricardo Frederico a início ao projeto de criação do Departamento de Marketing da Rádio TV do Amazonas, buscando e aglutinando todas as informações e históricos que estavam dispersos e, muitas vezes, não existiam. Foram tomadas iniciativas para criar um trabalho de informação e acompanhamento gerencial, cujas, decisões tomadas baseavam-se em números os mais reais possíveis.

Desta forma, foi iniciado um importante trabalho na montagem do perfil comercial da Rádio TV do Amazonas com número de clientes, segmentação de mercado, investimentos, evolução de faturamento, tipo de faturamento, programação, planos de patrocínio e, finalmente, o plano estratégico para capacitação de novos clientes no mercado que, por sua vez, mostrava-se promissor.

Durante toda a pesquisa, no início da montagem do departamento muitas foram as descobertas, o que nos levou a eleger prioridades. Surgiram então, dois novos projetos: Projetos Bairros e Reunião Setorial.

Os dois tinham a finalidade expressa de buscar novos segmentos através da identificação de prospects de diversos segmentos, para os quais foram eleitos alguns pontos.

EXPOTEG - Feira de Turismo, Entretenimento e Gastronomia. Studio 5, Centro de Convenções. Foto: Reprodução/História Rede Amazônica (Abrahim Baze)

Projeto Bairros – segmentação de mercado e identificação de prospects para a televisão. Comunicação dirigida a esse prospect, através de mala direta e telemarketing, seguida de visitas pessoais. Contato orientado para as ações em segmentos direcionados em alvos não atingidos pela empresa e busca da periferia e outros pontos importantes.

Reunião Setorial – no processo de segmentação junto aos clientes, veio a descoberta de novos caminhos a percorrer para obtenção de melhor posicionamentos no mercado. As Reuniões Setoriais buscavam principalmente a descoberta de outros segmentos, com um contato bastante informal para convidados especiais, valorizando o processo existente e conquistando novas potencialidades do mercado.

Desta forma, com base nestes dois projetos, o Departamento partiu em busca de novas fórmulas para o incremento de faturamento da empresa. Nas Reuniões Setoriais, uma das mais concorridas era com as concessionárias de veículos e com o setor de peças e acessórios, onde os empresários participavam ativamente do projeto.

A partir de uma ideia do diretor-presidente Dr. Phelippe Daou, o Departamento passou a fazer um estudo sobre o espaço do Studio 5, que, na época era usado mais para shows. Desta forma, sugerimos o contato com os empresários do setor automotivo e fora lançada a ideia de um feirão de carros. No entanto, o Departamento achou oportuno partir em busca de algo mais para todo o segmento automotivo, autopeças, passando por serviços, combustíveis, seguros, acessórios e outros.

Manaus-auto, moto e náutica. Studio 5, Centro de Convenções. Foto: Reprodução/História Rede Amazônica (Abrahim Baze)

As pesquisas continuaram e o Departamento, com base nas pesquisas, acabou descobrindo um fato novo, que consistia no interesse das lojas de acessórios promoverem o primeiro campeonato de som automotivo do Amazonas.

Surge, então, a partir daí o embrião de todas as feiras – Exposição de Carros e Acessórios de Manaus. Este evento ocorreu no mês de setembro do ano de 1996.

Embora o Departamento, na época, esbarrasse na falta de experiência, não se deixou abater pelas dificuldades encostadas, partindo, então, para uma pareceria com uma empresa de Belém do Pará, que faria a montagem e comercialização dos estandes. No entanto, o Departamento se envolveu profundamente com evento e, principalmente, na comercialização da feira. Considerando que as feiras teriam de ter patrocínio suficiente para atender à receita básica na mídia: este evento fora sucesso absoluto.

A partir da primeira feira, no ano seguinte –1997, foi criada a Feira de Natal; em 1998, surgiu a Broadcast em parceria com SBT e a Fundação Rede Amazônica. A vontade de fazer e a luta para conquistar o espaço nos deu uma história interessante, pois, o que surgiu para complementar o I Seminário de Broadcast da Amazônia acabou por tornar-se o produto mais importante do trabalho iniciado, o que transformou-se, nos anos seguintes, na Feira de Eletro & Info, que já está na sua terceira edição.

FEIMED - Feira de Produtos e Serviços Médico-hospitalares. Studio 5, Centro de Convenções.Foto: Reprodução/História Rede Amazônica (Abrahim Baze)

Após o ano de 1998, o Departamento sentiu a necessidade de trabalhar de forma mais audaciosa os eventos por ele patrocinados. O que ficou claro, através de pesquisas, que o mercado nos oferecia uma quantidade de segmentos que podiam ser trabalhados com feiras. A partir daí, no mês de outubro de 1998, o Departamento, de maneira corajosa e empreendedora, resolveu criar o Calendário de Feiras para os anos seguintes. Este projeto marcou uma revolução em todos os sentidos. Tendo procurado atingir todos os segmentos de negócios que fossem interessantes.

A comercialização dos estandes e espaços ficava a partir daí sob a responsabilidade do Departamento de Marketing, ou seja, além da criação e planejamento havia a execução e posterior avaliação. Este fato tornou-se inédito na empresa, pois sempre fora de responsabilidade do Departamento Comercial a busca de tais recursos.

Na época, já com o Departamento de Marketing da Rede criado e em pleno funcionamento, acabou por ser implantado nas outras emissoras da Rede e no Amazon Sat. O Departamento na época, contava com o funcionário Leonardo Rocha Álvares e dois estagiários: Marcelo Guedes e Rafael Marinho, além do gerente Sr. Ricardo C. Frederico.

Com a expansão do Departamento, a diretoria da empresa resolveu desmembrar o Marketing da Feiras, tendo sido criado o Departamento de Feiras e Projetos Especiais da Rádio TV do Amazonas. A partir daí, as coisas passaram a acontecer e se desenvolver.

O que inicialmente era uma ação para aproximar a Rádio TV do Amazonas de outros segmentos ainda não explorados, transformou-se em um novo negócio, que hoje já faz parte da vida da empresa e do mercado empresarial de Manaus, transformando-se em ponto de referência na realização de eventos de negócios.

No calendário atual do Departamento, acontecem a Construshow; Lar Decor; Moda, Beleza e Estética; Amazon; Exposição de Carros e Acessórios de Manaus; Eletro & Info e Feira de Natal.

Todas as feiras sofrem, a cada ano, adequações e modificações que as tornam mais atrativas para o público visitante. Neste caso é sempre bom lembrar que cada feira tem uma característica própria, a sua comunicação é específica e seu público-alvo estar claramente definido.

A grande mudança na estrutura do Departamento foi a criação no Studio 5 Festival Mall, do Pavilhão de Feiras e Exposições com um Centro de Convenções. Isso sem sombra de dúvida é um marco na história dos eventos de feira em Manaus. 

Veja mais notícias sobre Histórias da Amazônia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 29 Junho 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/