Tapiocacá: aprenda uma releitura deliciosa do tacacá

O chef de cozinha, Ofir Oliveira, preparou uma deliciosa fusão do tacacá com a tapioca

Podemos dizer que a tapioca e o tacacá são os mais queridos da gastronomia regional. O chef de cozinha, Ofir Oliveira, elevou o nível dos alimentos e fez uma fusão de sabores. O resultado virou o tapiocacá. Confira a receita:

Ingredientes:

Goma de tapioca – 01kg
Camarão seco – 500g
Tucupi – 1.5l
Maço de jambu – 01 un
Maço de alfavaca – 01 un
Maço de chicória – 01 un
Cabeça de alho – 01 un
Meio maço de cheiro verde
Tomate – 300g
Cebola – 300g

Modo de preparo:

Fazer a tapioca, colocar a tapioca pronta para descansar envolvida em um guardanapo de tecido por três horas. Descascar o camarão, separando as cabeças para o preparo do caldo. Dessalgue o camarão descascado, em seguida moa-o e faça um refolgado com cebola, cheiro verde, alfavaca e alho. Pegue as cabeças de camarão e ferva com 200ml de água, este caldo servirá para temperar o tucupi, em vez de usar o sal. Cozinhar o jambu, picá-lo após o cozimento e refogá-lo no alho. Ferver o tucupi, com chicória, alfavaca e alho e tempere com o caldo de camarão.

Empratamento:

Para a montagem do prato, coloque a tapioca na travessa, molhe com o tucuxi, sobre a tapioca coloque o camarão, faça outra camada de tapioca, molhe com tucupi, coloque o jambu e assim vá alternando as camadas. Ao final decore com camarão. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Você conhece as mascotes dos times de futebol da Região Norte?

As mascotes de time são uma tradição no mundo, não só no futebol, mas em todo ambiente esportivo, pois elas são fundamentais para a representação do processo cultural de uma agremiação.

Leia também

Publicidade