Tapiocacá: aprenda uma releitura deliciosa do tacacá

O chef de cozinha, Ofir Oliveira, preparou uma deliciosa fusão do tacacá com a tapioca

Podemos dizer que a tapioca e o tacacá são os mais queridos da gastronomia regional. O chef de cozinha, Ofir Oliveira, elevou o nível dos alimentos e fez uma fusão de sabores. O resultado virou o tapiocacá. Confira a receita:

Ingredientes:

Goma de tapioca – 01kg
Camarão seco – 500g
Tucupi – 1.5l
Maço de jambu – 01 un
Maço de alfavaca – 01 un
Maço de chicória – 01 un
Cabeça de alho – 01 un
Meio maço de cheiro verde
Tomate – 300g
Cebola – 300g

Modo de preparo:

Fazer a tapioca, colocar a tapioca pronta para descansar envolvida em um guardanapo de tecido por três horas. Descascar o camarão, separando as cabeças para o preparo do caldo. Dessalgue o camarão descascado, em seguida moa-o e faça um refolgado com cebola, cheiro verde, alfavaca e alho. Pegue as cabeças de camarão e ferva com 200ml de água, este caldo servirá para temperar o tucupi, em vez de usar o sal. Cozinhar o jambu, picá-lo após o cozimento e refogá-lo no alho. Ferver o tucupi, com chicória, alfavaca e alho e tempere com o caldo de camarão.

Empratamento:

Para a montagem do prato, coloque a tapioca na travessa, molhe com o tucuxi, sobre a tapioca coloque o camarão, faça outra camada de tapioca, molhe com tucupi, coloque o jambu e assim vá alternando as camadas. Ao final decore com camarão. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Parque do Utinga bate recorde de visitantes em 2024 e projeta ações para a COP30 em Belém

Até o dia 13 de dezembro, mais de 470 mil pessoas passaram pela Unidade de Conservação (UC), superando em 40 mil o total registrado no mesmo período de 2023.

Leia também

Publicidade