Menor que a unha de um polegar: conheça o camarão aviú

O “micro” camarão possui o tamanho máximo de apenas dois centímetros e é considerado o menor do mundo.

Foto: Reprodução/Sacola Brasileira

A Amazônia é conhecida por abrigar dezenas de espécies de peixes, crustáceos  e outros animais aquáticos, principalmente por ser banhada pelo maior rio em volume de água doce do mundo, o rio Amazonas.

Contudo, engana-se quem pensa que só existem espécies de água doce. Facilmente encontrado nas águas rasas do rio Tapajós, no Estado do Pará, o aviú, ou avium, é um micro camarão que impressiona a todos pelo tamanho. 

Com a dimensão menor que a unha do dedo polegar – isso mesmo – o aviú possui o tamanho máximo de apenas dois centímetros e é considerado o menor camarão do mundo. Originário de Cametá, no Pará, o camarão é da família dos Sarfestídeos (Acelus americanus) e é encontrado, geralmente, em igarapés de água rasa pela região amazônica.

Sabor único

Por ser tão pequeno, será que é saboroso? Quem tem o paladar mais experiente afirma que, ao experimentar, o sabor lembra ovas de caviar, elevando seu potencial alimentício.

O micro camarão é um dos que podem ser encontrados em feiras populares em alguns Estados da Amazônia, como no Pará ou mesmo no Amapá ou no Amazonas. Assim, a utilização dele na culinária pode variar do uso em recheios de tortas e omeletes até a mistura na farinha, no arroz ou em moquecas. 

Foto: Reprodução/Sacola Brasileira

Outros benefícios 

Pesquisas mostram que esse micro camarão é uma fonte de ômega 3 e de selênio (que neutraliza os efeitos prejudiciais dos radicais livres); de vitamina B12 e ainda de vitamina D, que regula a absorção de cálcio e fósforo.

Além dos benefícios para pessoas, o aviú pode ser indicado como alimento para tartarugas e peixes de grande porte que habitam aquários, neutralizando os efeitos dos radicais livres e aumentando o sistema imunológico desses animais.

Vale lembrar que a coleta do aviú geralmente acontece nos meses de janeiro e fevereiro, na época de cheia do Rio Tapajós. Os catadores colocam na água o matapi (ferramenta para captura do camarão) no final do dia e retiram da água no início da manhã.

Confira uma receita de omelete de aviú: 

Ingredientes

200g de aviú;
Sumo de 2 limões;
6 ovos;
2 colheres (sopa) de azeite;
1 colher (sopa) de cebola batida;
1/2 colher (sopa) de salsinha picada;
Sal a gosto.

Modo de preparo

Em uma bacia coloque 1/2 litro de água e o sumo dos limões. Lave o aviú nessa água. Escorra. Bata bem os ovos com um garfo em uma tigela. Junte o sal a gosto. Numa frigideira, coloque o azeite e doure a cebola. Junte o aviú. Refogue brevemente. Junte os ovos. Depois que a omelete estiver encorpada, vire-os sobre um prato e, por cima, salpique a salsinha. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Você conhece as mascotes dos times de futebol da Região Norte?

As mascotes de time são uma tradição no mundo, não só no futebol, mas em todo ambiente esportivo, pois elas são fundamentais para a representação do processo cultural de uma agremiação.

Leia também

Publicidade