Manaus é candidata ao título de Cidades Criativas da UNESCO

Resultado do processo seletivo nacional foi divulgado pelo Itamaraty. A capital amazonense foi escolhida pelo Comitê do governo brasileiro e concorre na categoria 'Gastronomia'.

Foto: Clóvis Miranda/Semcom Manaus

Manaus (AM) pode vir a integrar a seleta Rede de Cidades Criativas da UNESCO, que incentiva a cooperação entre destinos onde a criatividade é ferramenta estratégica de desenvolvimento urbano sustentável. Além da capital amazonense, que concorre na categoria ‘Gastronomia‘, São Paulo (SP) também concorre, mas na categoria ‘Cinema’.

As cidades foram escolhidas no dia 21 de fevereiro pelo Comitê de Seleção do Governo Federal, do qual fazem parte a Comissão Nacional do Brasil para a UNESCO e os ministérios do Turismo e da Cultura. No total, foram analisadas dezenas de candidaturas, das quais 9 obtiveram a classificação mínima.

A decisão considerou vários critérios da UNESCO, como alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, a história e o patrimônio dos municípios; a sinergia junto a outras áreas criativas; a viabilidade financeira; a capacidade do município de contribuir e se engajar na Rede e a adesão de autoridades municipais ao processo.

A disputa também se baseou em quesitos como a qualidade da apresentação das cidades nas línguas inglesa ou francesa e os materiais de divulgação, a exemplo de fotos e websites. Também nortearam o processo de seleção o equilíbrio e potencial regional para atuar em rede, de modo a privilegiar áreas geográficas e especialidades criativas com menor representação internacional na Rede. A partir de agora, São Paulo e Manaus serão submetidas à apreciação da UNESCO.

As duas cidades endossadas pelo governo federal deverão formalizar suas candidaturas na plataforma da entidade até 3 de março, à meia-noite, horário de Paris (20h no horário do Brasil).

Presença brasileira

O Brasil ocupa atualmente uma importante posição na Rede, atrás apenas da China e empatando com a Itália no número de Cidades Criativas. Ao integrarem a Rede, os municípios devem se comprometer a compartilhar boas práticas, firmar parcerias para promover as indústrias da cultura e da criatividade nos planos de expansão urbana e cooperar para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

A última seleção realizada pelo Brasil para a participação no processo internacional ocorreu em 2023, quando foram escolhidas Penedo (AL) e Rio de Janeiro (RJ), nas categorias Cinema e Literatura, respectivamente.

Além delas, outras 12 localidades brasileiras compõem o seleto grupo:

  • Belém (PA), Florianópolis (SC), Paraty (RJ) e Belo Horizonte (MG), na categoria Gastronomia;
  • Brasília (DF), Curitiba (PR) e Fortaleza (CE), em Design;
  • Salvador (BA) e Recife (PE), na área de Música;
  • Santos (SP), no Cinema;
  • João Pessoa (PB), na divisão Artes Populares;
  • e Campina Grande (PB), em artes midiáticas.

Fase internacional

Manaus disputou com mais de 20 cidades e agora segue para a fase internacional do processo seletivo para obter o Selo da Gastronomia Criativa.

Para o prefeito David Almeida, a classificação para a fase internacional é motivo de comemoração, uma vez que torna mundialmente conhecida a riqueza culinária de Manaus.

“Todo manauara conhece a riqueza culinária da nossa cidade. Os turistas, quando provam nossas iguarias como o tambaqui, jaraqui, o tucumã, ficam encantados. Esses alimentos estão presentes na nossa cultura e no nosso dia a dia. Com essa candidatura, apresentamos esse tesouro para o mundo. Fico feliz com a conquista nacional e agora vamos atrás desta vitória internacional. Manaus merece esse selo, que será um reconhecimento a todos os envolvidos e, tenho certeza, que nossa cidade entra na rota turística da gastronomia”, afirmou Almeida.

Para divulgar a gastronomia da cidade, a Prefeitura de Manaus lançou o site www.manauscidadecriativa.com.br e o perfil no Instagram @visitamanaus. Lá, os interessados podem ter acesso a matérias produzidas sobre a culinária local, o vídeo de divulgação da candidatura e uma lista de pratos e matérias-primas típicas da cidade.

O resultado final do Selo da Gastronomia Criativa será divulgado em outubro.

*Com informações do Ministério das Relações Exteriores e Prefeitura de Manaus

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Defesa Civil: você sabe como é o trabalho e como acionar?

Entre suas principais funções está a realização de vistorias técnicas em áreas públicas e privadas que apresentam riscos à população.

Leia também

Publicidade