Cardápio de companhia aérea para voos internacionais é criado por chefs brasileira e peruana com sabores da Amazônia

Além de compartilharem uma paixão pela gastronomia, as chefs encontram inspiração nas culturas do Brasil e do Peru.

A LATAM apresentou seu novo cardápio para voos internacionais com mais de 7 horas que decolam do Brasil. Assinado pela chef brasileira Débora Shornik em colaboração com a peruana Andrea Suárez, o novo cardápio marca o início de uma nova fase do ‘Sabor à Brasileira’, programa da LATAM que empodera e dá visibilidade ao talento de chefs brasileiras. 

Agora, a iniciativa contará com menus desenvolvidos em colaboração com outras chefs sul-americanas que assinam o cardápio de voos internacionais no Chile, Peru, Equador e Colômbia por meio do programa ‘Sabores que Transportam’.

Segundo Paulo Miranda, vice-presidente de Clientes do Grupo LATAM, a nova fase do programa promove um intercâmbio criativo com alto potencial de sabor ao combinar elementos de gastronomias reconhecidas mundialmente. 

O ‘Sabor à Brasileira’ é um programa para fortalecer o caráter diverso, inclusivo e multicultural, dando protagonismo aos produtos locais da América Latina. No caso do Brasil, reforça a brasilidade da companhia aérea e está vinculado diretamente ao ‘Sem Fronteiras’. 

A série apresenta um novo prato signature a cada três meses, sempre assinado por uma chef de uma região do Brasil. Todas as regiões do Brasil já foram representadas:

Débora Shornik e Andrea Suárez: talentos sul-americanos 

Foto: Divulgação/ LATAM

Escolhida para representar a Região Norte do Brasil, a chef Débora Shornik é nascida e criada em São Paulo, mas encontrou na Amazônia o seu lugar para viver, desenvolver e produzir sabores relacionados à natureza. 

Débora está hoje à frente do Restaurante Caxiri, que fica ao lado do Teatro Amazonas, e serve culinária amazônica com ingredientes orgânicos de famílias produtoras, além de peixes locais como Pirarucu, Tambaqui e Matrinxã.

Foto: Divulgação/ LATAM

Já a chef Andrea Suárez trabalha no Cosme, um dos restaurantes mais importantes de Lima, e foi escolhida para surpreender com sua culinária e levar a identidade local peruana, tão característica por sua gastronomia, a múltiplos destinos.

Pensando nisso, Suárez escolheu os ingredientes com a precisão que só uma chef experiente, formada pela prestigiada escola e fundação de culinária Pachacútec, fundada pelo famoso chef peruano Gastón Acurio, poderia montar. 

Além de compartilharem uma paixão pela gastronomia, ambas as chefs encontram inspiração nas culturas do Brasil e do Peru. Essa conexão foi fundamental para a criação de um menu especial que inclui uma entrada (palmito grelhado, abacaxi, tomate, rabanete e macadâmias), um prato principal (Pirarucu grelhado ao molho huancaína, batata nativa gratinada e farofa de quinoa com milho) e uma sobremesa (Brioche, queijo Minas Frescal, Coco e Goiaba).

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Selo reconhece qualidade de panelas de barro produzidas por mulheres Macuxi em Roraima

Panelas de barro produzidas por mulheres indígenas da Comunidade Raposa I, no município de Normandia, receberam selo de Indicação Geográfica do Instituto Nacional da Propriedade Industrial, que reconhece a história e procedência dos produtos.

Leia também

Publicidade