A LATAM apresentou seu novo cardápio para voos internacionais com mais de 7 horas que decolam do Brasil. Assinado pela chef brasileira Débora Shornik em colaboração com a peruana Andrea Suárez, o novo cardápio marca o início de uma nova fase do ‘Sabor à Brasileira’, programa da LATAM que empodera e dá visibilidade ao talento de chefs brasileiras.
Agora, a iniciativa contará com menus desenvolvidos em colaboração com outras chefs sul-americanas que assinam o cardápio de voos internacionais no Chile, Peru, Equador e Colômbia por meio do programa ‘Sabores que Transportam’.
Segundo Paulo Miranda, vice-presidente de Clientes do Grupo LATAM, a nova fase do programa promove um intercâmbio criativo com alto potencial de sabor ao combinar elementos de gastronomias reconhecidas mundialmente.
“Após apresentarmos ao mundo o talento de chefs brasileiras e a riqueza gastronômica de cada região do Brasil, promovemos agora trocas com outras talentosas chefs da América do Sul para explorar o potencial de combinações existente em nossa região, trazer surpresas gastronômicas a bordo para os nossos clientes e continuar posicionando a LATAM como uma marca que fomenta o talento local”, explica o executivo.
O ‘Sabor à Brasileira’ é um programa para fortalecer o caráter diverso, inclusivo e multicultural, dando protagonismo aos produtos locais da América Latina. No caso do Brasil, reforça a brasilidade da companhia aérea e está vinculado diretamente ao ‘Sem Fronteiras’.
A série apresenta um novo prato signature a cada três meses, sempre assinado por uma chef de uma região do Brasil. Todas as regiões do Brasil já foram representadas:
- Nordeste (Baião de Dois ao Mar, da chef Nara Amaral),
- Sudeste (Galinhada das Deusas, da chef Manuelle Ferraz, e Vaca Atolada de Primeira, da chef Júlia Tricate),
- Norte (Amazônia Encantada, da chef Débora Shornik),
- Centro-Oeste (Pintado Pantaneiro, da chef Ariani Malouf)
- e Sul (Porco Catarina, da chef Janete Borges).
Débora Shornik e Andrea Suárez: talentos sul-americanos
Escolhida para representar a Região Norte do Brasil, a chef Débora Shornik é nascida e criada em São Paulo, mas encontrou na Amazônia o seu lugar para viver, desenvolver e produzir sabores relacionados à natureza.
Débora está hoje à frente do Restaurante Caxiri, que fica ao lado do Teatro Amazonas, e serve culinária amazônica com ingredientes orgânicos de famílias produtoras, além de peixes locais como Pirarucu, Tambaqui e Matrinxã.
Já a chef Andrea Suárez trabalha no Cosme, um dos restaurantes mais importantes de Lima, e foi escolhida para surpreender com sua culinária e levar a identidade local peruana, tão característica por sua gastronomia, a múltiplos destinos.
Pensando nisso, Suárez escolheu os ingredientes com a precisão que só uma chef experiente, formada pela prestigiada escola e fundação de culinária Pachacútec, fundada pelo famoso chef peruano Gastón Acurio, poderia montar.
Além de compartilharem uma paixão pela gastronomia, ambas as chefs encontram inspiração nas culturas do Brasil e do Peru. Essa conexão foi fundamental para a criação de um menu especial que inclui uma entrada (palmito grelhado, abacaxi, tomate, rabanete e macadâmias), um prato principal (Pirarucu grelhado ao molho huancaína, batata nativa gratinada e farofa de quinoa com milho) e uma sobremesa (Brioche, queijo Minas Frescal, Coco e Goiaba).