Foto: Reprodução/Dr. Saúde
Com uma aparência peculiar, semelhante à de um cipó, o ingá se destaca entre as frutas amazônicas por sua característica autêntica. A fruta abriga várias sementes envoltas por uma polpa branca, macia e levemente adocicada.
Leia também: Desafio: descubra se realmente conhece as frutas amazônica
Além do sabor agradável, sua fragrância também chama atenção: durante a floração, que ocorre entre setembro e dezembro, o aroma suave do ingazeiro perfuma o ambiente, tornando fácil identificá-lo na paisagem.
Nas feiras da região, o ingá é garantido e está entre os favoritos de quem busca uma opção saudável e saborosa para sobremesa. Além de agradar ao paladar, ele também oferece uma série de benefícios nutricionais.
📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp
O Grupo Rede Amazônica, conversou com o nutricionista Roberto Rocha, especialista em reeducação alimentar e emagrecimento, que explicou que o ingá é uma excelente fonte de vitamina C, ferro e cálcio, nutrientes essenciais para o organismo.
Veja os valores nutricionais em 100 gramas de ingá, de acordo com a TACO (Tabela Brasileira de Composição de Alimentos)
- Kcal: 60 kcal.
- Carboidratos: 15,50 g. Proteínas: 1 g.
- Lipídeos: 0,10 g.
- Colesterol: 0 mg.
- Fibra Alimentar: 1,20 g.
- Vit. C 1,6 MG
- Cálcio: 21 mg
- Ferro: 2.3 mg
“Por ser uma fruta regional e sazonal, o ingá pode ser um ótimo complemento para uma alimentação equilibrada. A vitamina C fortalece o sistema imunológico e tem ação antioxidante, ajudando na saúde da pele. O ferro combate anemias, previne cansaço e fadiga, além de auxiliar no transporte de oxigênio pelo sangue. Já o cálcio é fundamental para a saúde óssea, prevenindo a osteoporose e contribuindo para a regulação do ritmo cardíaco”, explica o especialista.
Leia também: Conheça 10 frutas exóticas encontradas na Amazônia
Ainda de acordo com Roberto, por conter fibras, o fruto pode auxiliar ainda no processo de emagrecimento, considerando o contexto geral da dieta.
Com tantos atributos, não é surpresa que o ingá conquiste cada vez mais admiradores. Seja pelo sabor ou pelos benefícios à saúde, essa fruta típica da Amazônia é um verdadeiro presente da natureza.
*Por Agaminon Sales, da Rede Amazônica RO