De chá para infecção urinária a curativo natural: as multifunções da flor de damiana

A damiana albina gera interesse para a saúde e para a alimentação, mas sua "irmã" possui propriedades afrodisíacas.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Natal

No corre-corre da vida urbana, muitas vezes deixamos de perceber a riqueza natural ao nosso redor. Entre as plantas que brotam espontaneamente nos quintais de Manaus (AM), por exemplo, se encontra a damiana albina (Turnera ulmifolia), também conhecida como chanana.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

De flores brancas com toques amarelados e azuis, essa planta nativa da América Central, México e América do Sul vai muito além de sua beleza ornamental. Suas propriedades medicinais e usos gastronômicos a tornam multifunções.

A damiana é amplamente utilizada para tratar afecções do sistema urinário. Segundo o pesquisador Moacir Biondo, tanto a flor quanto o restante da planta auxiliam no tratamento de infecções urinárias, como cistites, aliviando sintomas como dores ao urinar. “É uma planta muito versátil, que habita qualquer solo, desde os mais áridos até os férteis”, afirma.

Leia também: Vitória-régia comestível? Descubra o que pode ser aproveitado da planta amazônica

Foto: Reprodução/Amazon Sat

Uso gastronômico?

Entre as diversas utilidades da damiana está o chá medicinal, que age contra infecção urinária. Outro uso é no tratamento de pequenos ferimentos na pele. Ao pressionar a pétala da flor sobre cortes ou locais onde tenha entrado uma farpa, o líquido liberado atua como antisséptico natural, ajudando a evitar inflamações e acelerando a cicatrização.

Mas além de suas propriedades medicinais, a damiana também pode ser incorporada à alimentação. As flores são comestíveis e podem ser usadas para colorir e enriquecer saladas cruas, proporcionando um sabor diferenciado e aproveitando seus óleos essenciais benéficos.

Leia também: Clitória: conheça a planta alimentícia não-convencional responsável pelo ‘chá azul’

Importância ecológica

A damiana também possui um papel ecológico relevante. Ela auxilia na descompactação do solo, contribuindo para a saúde do ecossistema onde está inserida. Essa capacidade de regenerar o solo mostra como a natureza se auto equilibra e reforça a importância de preservar essas espécies vegetais.

“Mais do que um simples arbusto, a damiana se destaca por suas múltiplas funções. Seja no alívio de problemas urinários, na culinária ou no cuidado com pequenos ferimentos, essa planta é um exemplo vivo da riqueza natural que muitas vezes passa despercebida. Incorporar a damiana no dia a dia é resgatar saberes tradicionais e valorizar os benefícios que a natureza nos oferece”, disse Biondo.

Leia também: Plantas medicinais na Amazônia com uso na gastronomia

Irmã afrodisíaca

Você sabia que a damiana albina tem um irmã com propriedades afrodisíacas? Isso mesmo. A flor amarela da damiana, a Turnera diffusa, é comercializada como uma planta afrodisíaca. Em algumas farmácias, a planta é usada como tônico e afrodisíaco e, por isso, é considerada um poderoso estimulante sexual, sendo indicada para aumentar o desejo sexual.

“Essas plantas pertencem à mesma família, ao mesmo gênero, mas são de espécies diferentes. Ainda assim, interagem de maneira bastante semelhante. São plantas tônicas e eu admiro muito o poder delas. São extremamente resistentes, com raízes fortes que se fixam profundamente ao solo. Essa estrutura influencia diretamente em sua ação terapêutica. Assim como são plantas de resistência e energia, também possuem uma leveza e suavidade que acabam sendo absorvidas pelo nosso organismo”, destacou Biondo.

Ele conta que ambas são excelentes para o sistema urinário, ajudando a tonificá-lo, limpá-lo e combater infecções nessa região do corpo.

“Serve para os rins, bexiga, uretra… São plantas que atuam como verdadeiras combatentes de infecções. Além disso, promovem uma limpeza profunda nesses órgãos tão essenciais. Outra característica fascinante dessas plantas é que suas flores captam a luz do sol até o meio-dia e depois se fecham. Esse mecanismo faz com que armazenem essa energia solar, sendo consideradas plantas energéticas e até afrodisíacas. Isso é um pouco do que representam essas duas maravilhas da natureza: a Damiana Branca e a Damiana Amarela”, explicou.

Turnera diffusa. Foto: Reprodução/YouTube-Planta Para Quem Gosta
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Geoglifos do Acre podem ser reconhecidos como patrimônio mundial pela Unesco

Desenhos milenares, compostos por quadrados, círculos, retângulos e octógonos, despontam como destino turístico no estado.

Leia também

Publicidade