Confeiteiro viraliza ao decorar bolos em lugares inusitados enquanto viaja pelo Pará

Além de preparar e apresentar os doces de forma diferenciada, Thiago Barros também criou projetos para levar dignidade aos ribeirinhos da Amazônia.

“Bolos que transmitem sonhos em forma de sabores”. Com essa frase que o confeiteiro Thiago da Silva Barros inicia a entrevista concedida ao Portal Amazônia. Ele, que é morador do Anajás, na Ilha do Marajó (PA), faz sucesso nas redes sociais ao decorar bolos em lugares inusitados como em um barco no meio do rio ou na Feira de Ver-o-Peso, em Belém.

O primeiro contato de Thiago com a confeitaria veio por meio de sua tia. Aos 16 anos a ajudou na produção de um bolo para um aniversário da família. “Depois passei a fazer para vizinhos e amigos. Não demorou muito, comecei a produzir para vender, mas à época eu não conseguia colocar um preço no meu trabalho e fazia praticamente pelo material. Esse foi o início de tudo”, contou.

Thiago confeita bolos em canoas. Foto: Divulgação

Fazendo os seus bolos por conta própria, Thiago foi apresentado a Dona Vanda Torres, uma confeiteira conhecida na capital paraense. Ela contratou Thiago para ajudar na produção dos doces do aniversário de sua neta. Durante três dias, o jovem aprendeu na prática o processo de produção de vários doces.

Um tempo depois, Vanda ofereceu um emprego para Thiago na loja de uma amiga. Pela primeira vez, a carteira dele foi assinada como confeiteiro. “Graças a esse emprego, eu tive acesso a alguns cursos, mas também passei a pesquisar a produção de outros processos da confeitaria”, explicou.

Atualmente, Thiago atua como conselheiro tutelar em Anajás. De segunda a sexta, ele se dedica a ajudar jovens e crianças do município, porém, aos fins de semana, ele trabalha com a sua paixão: a confecção de bolos e doces.

Viral  

No Instagram, Thiago conta com mais de 150 mil seguidores (até 03/05/23). Já no Tiktok são quase 600 mil. Por meio das redes sociais, ele ganhou a atenção das pessoas ao postar a confeitaria de bolos em lugares inusitados. Em um dos vídeos, o confeiteiro prepara a cobertura de um bolo em uma canoa em movimento. Outra postagem que “bombou nas redes” é a confecção de um bolo na Feira de Ver-o-Peso, em Belém.

Com o alcance de seus vídeos, o confeiteiro decidiu fazer dois projetos que beneficiam as comunidades ribeirinhas. O primeiro é o ‘Como se faz’, no qual Tiago ensina adolescentes a complementar a renda familiar com a base da confeitaria. Outro projeto é feito com a renda das vendas do e-book de Thiago, em que ele leva bolos decorados para aniversariantes das comunidades ribeirinhas.

“Desde que eu me entendo por gente a confeitaria foi o meu meio de vida. O que quero fazer para o resto da minha vida. Quero me aprimorar mais e levar felicidade para a vida das pessoas”, 

destacou o confeiteiro.

Confira alguns dos momentos registrados por Thiago:

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

COP30 é oportunidade para Brasil se apresentar como referência na preservação da Amazônia, diz Philip Fearnside

No entanto, governo ainda adota políticas que promovem intensos impactos ambientais, segundo o biólogo que pesquisa a região há mais de quatro décadas.

Leia também

Publicidade