Chef de Roraima ensina a fazer o tradicional ‘arrumadinho’

O nome arrumadinho, como é mais conhecido, surgiu da forma como o prato é apresentado: com alimentos separados em uma única refeição.

“Olha que isso aqui tá muito bom. Isso aqui tá bom demais!”. A temporada de comidas típicas de festas juninas já está aberta em Roraima e uma das procuradas é o arrumadinho, tradicional prato da culinária nordestina feito com feijão e charque. Nesse clima de festa, a chefe de cozinha Larissa Souza, de 38 anos, ensina a receita.

Chamado de arrumadinho no Piauí e conhecido como “pratinho” no Ceará, a comida é composta por feijão, farofa, charque ou carne de sol e um vinagrete bem temperado, feito com tomate, cebola, cheiro verde e até repolho.

O nome arrumadinho, como é mais conhecido, surgiu da forma como o prato é apresentado: com alimentos separados em uma única refeição. Na hora de comer, no entanto, ele é todo misturado e fica “bagunçadinho”.

“Quando for comer, a pessoa dá uma misturada para agregar todos os ingredientes, para ela sentir o sabor que esse arrumadinho tem mesmo. No fim de tudo, o arrumadinho fica bagunçadinho, mas ele fica muito gostoso, muito saboroso”, afirma a chefe de cozinha.

Cheiro verde, cebola e tomate são alguns dos ingredientes do ‘arrumadinho’. Foto: Yara Ramalho/g1 RR

Ingredientes

150 gramas de charque ou carne de sol;
200 gramas de feijão branco;
100 gramas de repolho;
1 maço de cheiro verde;
3 tomates;
1 cebola;
Alho a gosto;
Óleo;
Azeite de Oliva;
Vinagre;
Sal a gosto;
Colorau a gosto;
Pega marido a gosto (entenda mais abaixo).

Modo de preparo

Coloque o feijão de molho por 30 minutos e, quando pronto, cozinhe por cerca de 15 minutos. Com ele al dente, tempere com sal, colorau, pimenta do reino, alho e o pega marido a gosto. Reserve o feijão;
Frite a carne em uma panela, usando um fio de óleo, e retire quando atingir o ponto: crocante por fora e macia por dentro. Reserve;
Corte a cebola, os tomates, o cheiro verde e o repolho em pequenos pedaços. Em seguida, passe os ingredientes para uma travessa e adicione o sal, azeite e o vinagre a gosto;
Com tudo isso pronto, divida cada alimento em único prato. Na sequência, misture tudo e aproveite!

*Com informações do G1 Roraima

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Rio Negro pode ficar abaixo dos 16 metros em Manaus até fim do ano

Previsão do Serviço Geológico do Brasil é de que o rio permaneça abaixo da cota de segurança até dezembro.

Leia também

Publicidade