Compartilhar experiências gastronômicas e representar o Brasil foi a missão do chef Natalino dos Santos, 21 anos, no primeiro Congresso Integração Culinária do Vale – Valorizando Nossos Sabores – realizado entre os dias 7 e 9 deste mês, em Cochabamba, na Bolívia. Como resultado, Natalino trouxe para o Acre três premiações.
Durante o evento dois pratos elaborados com produtos acreanos e especiarias: o risoto no caldo do tucupi com carré de tambaqui assado na folha de bananeira e a moqueca de peixe do Amazonas. Participaram representantes de países como França, Itália, China, Coreia do Norte, Alemanha e Estados Unidos.
A apresentação dos pratos rendeu a Natalino o Prêmio da Associação Colombiana de Chefes de Cozinha, um troféu da Associação Integração Culinária Del Vale e a medalha de reconhecimento Arte e Sabor Culinário da Bolívia.
Segundo Natalino, a experiência foi marcante para sua carreira, que teve início há oito anos. Atualmente é o mais jovem chef de culinária da Região Norte e em breve concluirá sua graduação em gastronomia.
“Além de todo esse reconhecimento, o maior prêmio que recebi vou guardar por toda a vida, que foram as amizades que tive a oportunidade de fazer e o aprendizado que tive com os grandes nomes que participaram e me ensinaram com toda a humildade e simplicidade. Foi uma honra representar o Brasil e poder trazer essa alegria e mérito para o Acre”, expressa.