Café Robusta Amazônico de Rondônia conquista nota máxima em concurso e alcança feito inédito

Pontuação foi alcançada pelo Cacique Rafael Mopimop Suruí, da Terra Indígena Sete de Setembro. O café vencedor poderá ser degustado durante a Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte (MG).

Café Robusta Amazônico. Foto: Armando Júnior

O Café Robusta Amazônico de Rondônia atingiu nota máxima e registrou um feito inédito durante a 6ª edição do Concurso Tribos. A pontuação foi alcançada pelo cacique Rafael Mopimop Suruí, da Terra Indígena Sete de Setembro, em Rondônia.

Durante a avaliação das amostras, os especialistas analisaram os parâmetros do Fine Robusta Cupping Form, como fragrância, sabor, acidez e equilíbrio, entre outros. Mais de 78 amostras de microlotes foram avaliadas nesta edição por um time de nove especialistas.

Confira os vencedores da 6ª edição do Concurso Tribos 2024

  1. Rafael Mopimop Surui – 95,11
  2. Yab Lor Surui – 90,68
  3. Goemanhama Rifate Surui – 89,89
  4. Mehpoy Mopid Suruí – 89,64
  5. Pilatos Mopidgot Surui – 89,50
  6. Elena Sobeb Suruí – 89,46
  7. Goepid Malu Surui – 89,46
  8. Yaminan Surui – 89,18
  9. Natanael Pabikar Surui – 89,04
  10. Credival Pabab Suruí – 88,71

O café rondoniense de alta qualidade 100% Robusta Amazônico, que atingiu a nota máxima e foi o grande campeão do concurso com 100 pontos, poderá ser degustado durante a Semana Internacional do Café, que acontece em Belo Horizonte (MG), entre os dias 20 e 22 de novembro, no Expominas.

O que é o projeto Tribos?

O projeto é uma iniciativa da 3 Corações e se baseia em três focos: protagonismo indígena, produção de cafés com qualidade e sustentabilidade. Ou seja, o Tribos foi desenvolvido para fomentar um desenvolvimento sustentável da floresta.

O Projeto Tribos já beneficiou mais de 150 famílias de indígenas cafeicultores dispostas em 28 aldeias em Rondônia.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Licenciamento para exploração de petróleo no Amapá: MPF orienta adoção de medidas ao Ibama e à Petrobras

Recomendações são embasadas em pareceres técnicos de peritos do MPF, nas exigências técnicas do Ibama e na legislação aplicável.

Leia também

Publicidade