Belém receberá um dos maiores festivais de gastronomia do país

No próximo final de semana, 27 e 28 de janeiro, a Estação das Docas irá sediar uma das maiores plataformas de pesquisa e conteúdo gastronômico do país, o festival ‘Fartura – Comidas do Brasil’. Chefs e produtores de todo o país estarão reunidos no complexo turístico para degustações, aulas, e preparo de receitas ao vivo com direito a prato especial aos participantes.

Referência mundial em gastronomia, Belém do Pará, que já recebeu o título internacional de Cidade Criativa da Gastronomia, concedido pela Unesco, foi a escolhida para sediar a primeira edição do Fartura no Estado. O evento já ocorreu em São Paulo, Fortaleza, Porto Alegre, Belo Horizonte, Tiradentes e Lisboa.

Foto: Divulgação
Na estrada desde 2012 a plataforma percorreu todos os estados brasileiros e o Distrito Federal, passando por mais de 200 municípios, rodando aproximadamente 100 mil quilômetros conhecendo os melhores sabores do Brasil, e entrevistando grandes nomes da culinária nacional. Na edição do Pará haverá vários espaços e atividades.

Espaço Chefs, Restaurantes e Petiscos, Lanches e Doces

Neste espaço, o público poderá experimentar pratos e petiscos de renomados chefs de todo o país, entre os já confirmados estão: Prazeres Quaresma, Ângela Sicilia, Roberto Hundertmark e Artur Bestene, todos de Belém. Também participam nesta categoria Mônica Rangel, (Resende – RJ); Pablo Oazen, ganhador do Masterchef Profissionais 2017 (Juiz de Fora – MG); e Fred Trindade (Belo Horizonte, MG).

Cozinha ao Vivo

Espaço perfeito para quem quer aprender uma das receitas de pratos diferenciados de grandes nomes como Eliana Ferreira, Felipe Gemaque, Ofir Oliveira, Ilca do Carmo, Bel Coelho, entre outros.

Espaço Conhecimento

Neste espaço, chefs e profissionais envolvidos na área da gastronomia vão ministrar aulas teóricas gratuitas e falar sobre as riquezas gastronômicas de várias regiões do país. Participam, entre outros, os chefs Thiago Castanho, Rafael Bruno, Neide Rigo, Lorena Filgueiras e Rita Medeiros.

Espaço Interativo

Neste espaço, além da teoria, os participantes também terão aula prática, cozinhando junto aos chefs. Entre os nomes confirmados estão Diego Ventura, Leonardo Modesto, Alexandre Barros, Solange Saboia, Maria Jussara Paz, e Daniela Martins, esta última é especializada em cozinha paraense e Chef do restaurante Lá em Casa, compreendido na Estação das Docas.

Herdeira do talento do pai, o saudoso Paulo Martins, reconhecido nacionalmente como o Embaixador da Cozinha Paraense, a chef acredita que a culinária paraense está cada vez mais em alta.

“É muito bom ver que um festival que ocorre em todo o país será realizado no Pará. Apesar disso, a escolha não é nenhuma surpresa, visto que a culinária da nossa região tem o que apresentar de diferente. A versatilidade de ingredientes encontrados aqui é completamente diferente de tudo o que se vê no restante do país. É muito gratificante ver que cada vez mais a gastronomia paraense está sendo valorizada”, destaca Daniela Martins.

A Chef irá se sentir em casa, primeiro por ser paraense, depois por cozinhar dentro do seu ambiente de trabalho. 

“A Estação é o local perfeito para este evento. O espaço, além de ser um dos cartões postais de Belém, retrata muito bem a cidade. Daqui pode-se observar toda a nossa diversidade. Estamos no centro da capital, próximos a outros importantes polos turísticos, e em frente à baía do Guajará, de onde se pode ver as regiões de ilhas. Então não há como mostrar Belém de forma melhor”, declara Daniela.

Programação Cultural

O Festival Fartura – Comidas do Brasil Belém, também terá apresentações artísticas que ocorrerão simultaneamente às diversas atividades do evento. Entre as atrações estão a Orquestra de Violoncelistas da Amazônia, Mestre Solano, Strobo, Careca Braga, Jardim Percussivo e Lucas Estrela.
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Amazônia onde a violência campeia sem controle

Conflitos gerados por invasões de terras configuram hoje o principal eixo estruturante da violência na Amazônia Legal, segundo conclui o estudo Cartografia das Violências na Amazônia.

Leia também

Publicidade