Barista ensina como fazer bolo de café robusta com chocolate

A receita é da Barista Alda Barroso. Segundo ela, o bolo é ótimo acompanhamento para um café recém-preparado. A proposta dessa receita é que a pessoa sinta o sabor intenso do café 100% robusta

O Rondônia Rural ensinou neste domingo (30) uma receita de bolo que mistura chocolate com café robusta. Uma harmonia considerada perfeita.

A receita é da Barista Alda Barroso. Segundo ela, o bolo é ótimo acompanhamento para um café recém-preparado. A proposta dessa receita é que a pessoa sinta o sabor intenso do café 100% robusta.

Foto: Reprodução/Rede Amazônica

Ingredientes

  • 04 ovos
  • ¾ xícara de chá de óleo
  • 01 e ½ xícara de chá de açúcar
  • 01 xícara de chá de chocolate em pó
  • 01 xícara de café, 100% robusta, coado ou “espresso” (sem açúcar) e frio
  • 02 xícaras de farinha de trigo peneirada
  • 01 pitada de sal
  • 01 pitada de bicarbonato
  • 01 colher de sopa de fermento em pó

Modo de preparo

Em uma vasilha, misture a farinha de trigo com chocolate em pó, a pitada de sal e bicarbonato. Bata as claras em neve separadamente. Quando estiver quase no ponto de neve, acrescente ½ xícara de açúcar, até a consistência de um merengue e reserve.

Na batedeira coloque uma xícara de açúcar e vá colocando as gemas (uma a uma) batendo até ficar fofo e esbranquiçado. Em seguida coloque o óleo com a batedeira em movimento.

Desligue a batedeira e adicione, aos poucos, a farinha de trigo misturada com o chocolate, intercalando com o café frio. Após, envolva as claras em neve delicadamente. Por último, o fermento em pó.

Coloque a massa em uma forma redonda, de buraco, untada e enfarinhada, (com chocolate), e leve ao forno na temperatura de 180 graus por cerca de 45 a 50 minutos.

Após esfriar, desenforme, faça uma calda de chocolate, despeje por cima do bolo e decore com grãozinho de café que mais parece uma joia.

A calda de chocolate é feita com uma xícara de café, duas colheres de açúcar, quatro colheres de chocolate em pó e uma colher de manteiga. Leve ao fogo até engrossar ao ponto desejado.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Imagem de microalga encontrada no Pará vence prêmio nacional de ilustração científica

Produzida no Laboratório de Microscopia Eletrônica de Varredura do Museu Goeldi, a imagem vencedora é resultado do primeiro levantamento das comunidades de algas microscópicas da Ilha de Cotijuba.

Leia também

Publicidade