Aprenda a preparar uma receita típica rondoniense: Jatuarana na brasa

Assim como boa parte dos Estados da Amazônia, Rondônia também possui receitas típicas de preparo de peixes. O chef Manoel Figueiredo ensina uma delas.

A culinária rondoniense é rica e cheia de possibilidades. Assim como boa parte dos Estados da Amazônia, Rondônia também possui receitas típicas de preparo de peixes e, dessa vez, o chef Manoel Figueiredo ensina a preparar a Jatuarana na brasa.

Ingredientes e preparo

Para o peixe: uma jatuarana sem espinha marinada com 3 limões, meio litro de água, 3 colheres de azeite, uma colher de chá de páprica, pimenta do reino e uma colher de sal (por 1 hora). Depois leve no braseiro em uma grelha até que os dois lados estejam dourados.

Para o pirão:

1 jatuarana em rodelas
sal a gosto
pimenta do reino
4 tomates em meia lua
1 chicória fatiada
1 maço de cheiro verde
3 limões
1 cebola em meia lua
1 pimentão picado
6 pimentas de cheiro fatiadas
1 xícara de farinha fina

Modo de preparo: deixe o peixe descansando no limão por 30 minutos e, em seguida, adicione em panela. Afrescar todos os ingredientes e um litro de água e desligar o fogo após 5 minutos de cozimento. Em outra panela, despeje a farinha fina e um copo de água fria para dissolver. leve ao fogo e, com a ajuda de uma concha, despeje o caldo quente e mexa bem até embolar.

Para o baião de dois:

meio kg de feijão verde
200 gramas de bacon fatiado
1 calabresa fatiada
arroz cozido sem sal
6 dentes de alho
1 cebola picada
1 pimentão picado
2 tomates picados
6 pimentas de cheiro picadas
1 chicória fatiada
1 maço cheiro-verde cortado
1 colher de chá de páprica
sal a gosto

Modo de preparo: cozinhe o feijão sem pressão até ficar ao dente (uns 15 minutos). Frite o bacon e a calabresa e refogue com o alho, cebola, pimentão, tomate, pimenta de cheiro. Entre com feijão, calabresa e bacon, em seguida acrescente os demais ingredientes. Por último o arroz!

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Halloween Sephora: conheça a lenda amazônica por trás da fantasia de Isabelle Nogueira

Entre as figuras mais conhecidas do folclore amazônico está Matinta Perera, uma bruxa que se transforma no pássaro rasga-mortalha e solta um grito estridente e assustador.

Leia também

Publicidade