Que o tucumã é uma fruta típica do Amazonas e crucial na preparação de um dos pratos mais tradicionais de Manaus, o x-caboquinho – considerado, inclusive, patrimônio cultural e imaterial da cidade – não é novidade.
Contudo, essa iguaria peculiar presente no cotidiano do amazonense, pode ser utilizada na confecção de diversos outros pratos.
Além do sabor, o que vale é a criatividade. É o que mostra o livro dos pesquisadores Valdely Kinupp e Harri Lorenzi: ‘Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) no Brasil’.
Patê de tucumã
Para fazer o patê de tucumã é necessário, além da fruta: queijo de búfala, azeite, sal, orégano e outros temperos a gosto.
Lave e descasque os frutos, misture junto com os outros ingredientes e triture tudo no liquidificador até chegar na textura de uma pasta.
Adicione um pouco de água quente se necessário e sirva (quente ou frio).
Farofa de tucumã
Para este prato é necessário lavar e descascar o tucumã e, em seguida, torrar a farinha de mandioca no forno para ficar mais crocante.
Depois disso, doure em 2 colheres de manteiga e/ou azeite, sal, orégano, alho e outros temperos a gosto.
Adicione as lascas de tucumã, mexa e agregue a farinha. A farofa pode ser armazenada em um pote e o resultado é bem crocante.
Arroz com tucumã
Esse processo é bem simples, semelhante ao de fazer um arroz normal. Numa panela simples, aqueça o azeite ou óleo e refogue o alho e cebola a gosto. Junte o arroz, sal e água fervente o suficiente para cozinhar o arroz.
Em seguida, acrescente o tucumã e deixe cozinhar em fogo baixo. Quando o arroz estiver quase seco, mexa bem e sirva.
Adicionais
Você também pode utilizar a criatividade! Na Amazônia, o tucumã também é servido em pizzas, tapiocas, estrogonofe e até mesmo no sushi. Conta pra gente: em que prato você colocaria o tucumã?