Glocal Amazônia 2024 inicia agenda com Oficina de Arte e Conscientização Climática

A Glocal Amazônia 2024 deu o pontapé inicial em sua programação nesta quarta-feira (22) com a realização da primeira oficina do ano, intitulada “Dicionário do Clima”. O evento, voltado para a capacitação em ativismo climático através da arte urbana, aconteceu ao ar livre na praça da juventude no bairro São José do Operário na zona leste de Manaus.

“O ano passado quando a gente fez a primeira vez aqui em Manaus a gente concentrou as atividades ali no centro esse ano a gente pensou em descentralizar um pouco né então trazer várias oficinas para as comunidades.”, destacou Malu Sevieri, diretora da Glocal.

A oficina destacou a técnica de lambe-lambe como ferramenta central e foi organizada com o objetivo de promover a conscientização sobre a emergência climática e engajar os participantes no ativismo em defesa da terra.

“A técnica de lambe-lambe, conhecida por seu impacto visual e acessibilidade, ela nada mais é do que a colagem de cartazes em parede. É uma arte que ela já vem há muito tempo, desde antes do hip-hop, hoje ela é muito usada na manifestação e já é considerada uma arte urbana.”, destacou Victor Zagury, oficineiro.

Durante a oficina, os participantes foram incentivados a refletir sobre a importância da arte como meio de expressão e comunicação, especialmente em questões tão cruciais quanto a crise climática. A artista Tainá Rocha é formada em artes e foi ao evento a convite de um amigo e se impressionou com a oficina.

“Através da arte eu consigo me expressar e acredito que muitas outras pessoas também conseguem assim. Quando eu cheguei aqui, a energia de todo mundo foi incrível, todo mundo se conecta pela arte, ainda mais em prol de alguma coisa, algo maior que está acontecendo, as queimadas na Amazônia, ninguém fala. Inclusive a gente também vai expor os lambes, eu fiz alguns referentes a isso também, e eu sou apaixonada por me expressar assim.”, destacou a artista.

A oficina “Dicionário do Clima” marca o início de uma série de atividades planejadas pela Glocal Amazônia durante os dias do evento. Outras 3 oficinas práticas serão ofertadas em diferentes pontos da cidade e a expectativa é que mais de 30 mil pessoas participem de todas as atividades do evento.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Futuro centro de saúde na reserva indígena Yanomami recebe instalação de energia solar

A futura unidade de saúde básica atenderá uma população estimada de 10 mil indígenas de 60 comunidades.

Leia também

Publicidade