Foto: Divulgação
A diretoria da Fundação Rede Amazônica (FRAM) realizou, em Roraima, a entrega do caderno de soluções do projeto Amazônia Que Eu Quero ao Governo do Estado e à Prefeitura de Boa Vista, fortalecendo o diálogo com o poder público e a construção de propostas voltadas ao desenvolvimento sustentável da região.
Durante a agenda institucional, a Fundação foi recebida pelo governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), e pelo prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB), em encontros que tiveram como foco a apresentação das propostas e o alinhamento de iniciativas estratégicas para o estado.
Participaram da agenda a diretora da Fundação Rede Amazônica, Mariane Cavalcante, a diretora-presidente, Dra. Cláudia Daou Paixão e Silva, e o diretor-executivo da Rede Amazônica em Roraima, Joel Cristian Gomes.
Caderno reúne propostas para políticas públicas
O caderno de soluções do Amazônia Que Eu Quero consolida contribuições construídas a partir da escuta da sociedade e de especialistas, reunindo cerca de 80 propostas voltadas à solução de desafios relacionados à sustentabilidade, à conscientização ambiental e à gestão dos recursos hídricos.

O material funciona como instrumento de apoio à formulação de políticas públicas, conectando conhecimento técnico às realidades locais e contribuindo para a construção de ações práticas nos estados da região.
Segundo a diretora da Fundação Rede Amazônica, Mariane Cavalcante, a agenda em Roraima também permitiu aprofundar o entendimento sobre as demandas locais.
“A visita a Boa Vista foi uma oportunidade importante de ouvir de perto as demandas da população e compreender melhor as realidades locais. Identificamos um cenário com potencial para o desenvolvimento de iniciativas em educação, sustentabilidade e inclusão, sempre com foco em gerar impacto direto na vida das pessoas e em parceria com instituições locais”.
AMQQ fortalece conexão entre sociedade e gestão pública
O projeto Amazônia Que Eu Quero se consolida como uma iniciativa de escuta e construção coletiva, reunindo contribuições de diferentes setores da sociedade para apoiar decisões estratégicas na região.
A entrega do caderno às lideranças públicas reforça o papel do projeto como ponte entre sociedade e gestão pública, ampliando o potencial de transformação das propostas em políticas públicas e ações efetivas.
“O Caderno de Soluções reúne os anseios de quem vive entre rios e florestas e chama a Amazônia de lar. Ele consolida contribuições debatidas com especialistas que também são moradores da região, unindo conhecimento técnico às experiências do dia a dia. Por isso, é um material diverso e coletivo. Nosso objetivo é que o caderno sirva como base para a formulação de políticas públicas e projetos de lei, para que as propostas apresentadas retornem de forma efetiva à população, em ações concretas e transformadoras”. – Ruthiene Bindá, coordenadora do projeto Amazônia Que Eu Quero
Sobre a Fundação Rede Amazônica
A Fundação Rede Amazônica (FRAM) é o braço institucional do Grupo Rede Amazônica e atua na promoção do desenvolvimento sustentável da região por meio de iniciativas nas áreas de educação, cultura, inovação, empreendedorismo e sustentabilidade. A instituição articula parcerias e mobiliza a sociedade em torno de ações que contribuem para a preservação ambiental, a formação cidadã e o fortalecimento das comunidades amazônicas.
O Amazônia Que Eu Quero é uma realização da Fundação Rede Amazônica (FRAM) e uma iniciativa do Grupo Rede Amazônica.
