Amazônia Que Eu Quero: Painel que abre a nova temporada debate a Gestão Integrada de Resíduos em Manaus

Na próxima terça-feira, 29 de abril, a Fundação Rede Amazônica realiza o primeiro painel da nova temporada do projeto Amazônia Que Eu Quero. O evento acontecerá a partir das 9h, no Auditório do Centro de Bionegócios da Amazônia, e terá como tema a Gestão Integrada de Resíduos.

“Discutir a gestão integrada de resíduos é essencial para equilibrar o desenvolvimento com a preservação ambiental. Estamos lidando com uma das regiões mais sensíveis e ricas em biodiversidade do planeta, e é fundamental que pensemos em soluções sustentáveis, que envolvam tanto o poder público quanto à iniciativa privada e a sociedade como um todo”, destacou Mariane Cavalcante, diretora executiva da Fundação Rede Amazônica.

O painel reunirá especialistas, representantes de órgãos públicos e empresas para debater soluções e desafios relacionados ao gerenciamento de resíduos sólidos na região amazônica. Com mediação da jornalista Débora Holanda, o painel abordará temas como a destinação adequada de resíduos (lixões e aterros sanitários), o impacto sobre os recursos hídricos, o saneamento básico e a implementação de políticas públicas voltadas ao setor.

“Esse painel é uma oportunidade única de reunir diferentes setores para pensar juntos em estratégias sustentáveis. A gestão de resíduos só será eficiente se for construída de forma colaborativa, com envolvimento de governos, empresas e sociedade civil”, afirmou Débora Holanda, coordenadora do Amazônia Que Eu Quero.

Painelistas confirmados no evento

  • Anete Ferreira, diretora de projetos ambientais do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE/AM). Graduada em Gestão Ambiental pela Universidade Paulista (UNIP), com pós-graduação em Meio Ambiente e Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
  • Maria do Carmo Neves, analista ambiental do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM). Formada em Geologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), com especialização em Avaliação de Impacto Ambiental pela COPPE da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestrado em Ciências Ambientais e Sustentabilidade na Amazônia pela UFAM.
  • Pedro Augusto Freitas, com 17 anos de experiência no setor de saneamento básico, é diretor-presidente da concessionária Águas de Manaus.

O painel será gravado e estará disponível gratuitamente ao público no g1 Amazonas e no Amazon Sat, nas seguintes datas:

  • 30/04 – g1 Amazonas, a partir das 9h.
  • 01/05 – Amazon Sat, a partir das 13h.
  • 03/05 – Amazon Sat, a partir das 17h.
  • 04/05 – Amazon Sat, a partir das 17h30.
  • 06/05 – Amazon Sat, a partir das 11h30.

“A transmissão do painel tem como objetivo ampliar o acesso à discussão, alcançando o público que não poderá estar presente fisicamente no evento. Queremos garantir que mais pessoas possam se informar, refletir e se engajar nas questões relacionadas à gestão de resíduos na Amazônia, independentemente da sua localização”, destacou Anderson Mendes, gerente de conteúdos especiais da Fundação Rede Amazônica.

Este será o segundo evento da temporada, sendo o primeiro após a abertura oficial da nova fase do projeto, que contará com painéis temáticos e canvas de políticas públicas em todos os estados onde o Grupo Rede Amazônica está presente.

Sobre o Amazônia Que Eu Quero’:
Concebido em 2019, o Programa ‘Amazônia Que eu Quero’ é uma iniciativa da Fundação Rede Amazônica e Grupo Rede Amazônica que tem por objetivo promover a educação política por meio da interação entre os principais agentes e setores da sociedade, além do levantamento de informações junto aos gestores públicos e da participação ativa da população, por meio de câmaras temáticas estabelecidas pelo programa.

Sobre a Fundação Rede Amazônica:
A Fundação Rede Amazônica, é o braço institucional do Grupo Rede Amazônica, atua há 40 anos com os objetivos de capacitar pessoas, articular parcerias, desenvolver projetos e programas que contribuem para a proteção e desenvolvimento da Amazônia.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Guardiões da Onça: conheça 3 iniciativas que protegem um dos maiores felinos do mundo no Brasil

Os projetos de conservação são essenciais para assegurar a sobrevivência da onça-pintada e preservar o equilíbrio ecológico.

Leia também

Publicidade