Ação “Minha Primeira Ópera” leva adolescentes e moradores do Puraquequara ao Teatro Amazonas pela primeira vez

Cerca de 500 pessoas de diferentes regiões de Manaus viveram uma experiência inédita no último domingo (11) e nesta segunda-feira (12): assistir a uma ópera pela primeira vez no Teatro Amazonas. O grupo, formado majoritariamente por adolescentes e idosos, acompanhou dois atos da ópera As Bodas de Fígaro, de Mozart, como parte da ação “Minha Primeira Ópera”, promovida pelo projeto “Ópera em Rede”, da Fundação Rede Amazônica.

“Esse é um projeto que faz com que essas pessoas venham, pela primeira vez, assistir a uma ópera in loco, o que é muito importante. Nós entendemos que arte, cultura e educação andam juntas. Então, isso para nós é muito relevante e gratificante. Ficamos emocionados em trazer essas pessoas aqui para viver essa primeira experiência”, destacou Cláudia Daou Paixão, diretora-presidente da Fundação Rede Amazônica.

A iniciativa busca democratizar o acesso à cultura e aproximar públicos que, muitas vezes, estão distantes dos grandes espaços artísticos da cidade. Para muitos dos presentes, foi a primeira vez dentro do teatro — um dos principais cartões-postais de Manaus e palco da 26ª edição do Festival Amazonas de Ópera.

“Na escola, os professores já vieram mostrando pra gente o que era uma ópera, mas assistindo é a primeira vez. Eu estou muito animada e muito ansiosa, porque essa será minha primeira experiência, e eu estou botando muita expectativa. Espero que seja impressionante de verdade”, disse Maria Eduarda, estudante.

Ao final da apresentação, muitos saíram emocionados, levando consigo não apenas o encantamento da música e da encenação, mas também um novo olhar sobre a arte e sobre o próprio patrimônio cultural da cidade.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Marinhagem manauara: livro explora condições de trabalho nos séculos XIX e XX

O livro de Caio Giulliano Paião resultou de uma extensa pesquisa historiográfica acerca das estruturas de poder que ditavam as relações de trabalho da categoria marítima em Manaus neste período.

Leia também

Publicidade