Manaus 30º • Nublado
Terça, 16 Agosto 2022

Sistema de irrigação por energia solar é aposta de Boa Vista para aumento de renda de agricultores familiares

b2ap3_large_lawn-irrigation-pixabay

A irrigação é uma técnica utilizada na agricultura desenvolvida ainda nos tempos do império persa e que tem como objetivo fornecer água o suficiente para a manutenção de plantações, mas de forma controlada. Muitos sistemas precisam de fontes de energia, seja a elétrica ou com uso de combustíveis (diesel e gasolina) através de motores para poder fazer a irrigação da área.

Este ano, em Roraima, o uso de sistema de Irrigação por Energia Solar é uma das novidades apresentadas na AgroBV, a Feira da Agricultura Familiar de Boa Vista. Seu lançamento será por meio do Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA) de irrigação, via energia solar (com demonstrativo no plantio de batata-doce), que será a nova modalidade do 'PMDA irrigação'.

O Portal Amazônia conversou com o secretário municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas de Boa Vista, Guilherme Adjuto, para saber mais sobre a escolha desse sistema.

"O sistema de irrigação por energia solar funciona com um kit que vem dimensionado para um hectare, por um sistema de irrigação via gotejo ou por aspersão ou pode ser um sistema híbrido também. Composto por seis placas fotovoltaicas mais uma bomba acionada por energia dessas placas, filtro e parte hidráulica. São canos, registros, fitas gotejadoras e aspersores também",

explica, em relação à estrutura utilizada.
Foto: Reprodução/Pixabay

Assim, segundo Guilherme Adjuto, o objetivo do sistema é solucionar os problemas dos pequenos agricultores que não conseguiram ainda montar o sistema de irrigação em suas propriedades devido ao alto custo e também atender aqueles que hoje pagam altas contas de energia elétrica ou combustível. 

"A gente sabe que grande parte da lucratividade final do pequeno agricultor é consumida pelo gasto com energia. Nesse sistema, os produtores irão deixar de ter esse gasto porque é energia gratuita, do sol, energia renovável e ambientalmente uma energia limpa. Então a possibilidade de aumento de renda e aumento do número de agricultores produzindo também no período do verão aqui em Boa Vista, ela é real, é bem animadora", 

enfatiza o secretário.

De acordo com o gestor, o tempo de duração desta estrutura é ilimitada, dependendo da manutenção que o agricultor faça, "principalmente na troca das fitas gotejadoras, sendo que as placas e o sistema fotovoltaico tem um tempo de vida de muitos anos".

Por ser uma novidade, o sistema ainda não está implantado em nenhuma empresa na cidade de Boa Vista, considerado um sistema inédito na agricultura voltado para os agricultores familiares. 

AgroBV

O novo sistema será apresentado entre 22 a 24 de julho durante a Feira da Agricultura Familiar, a AgroBV 2022, promovida pela Prefeitura de Boa Vista. O evento acontece no Campo Experimental localizado no Centro de Difusão Tecnológica (CDT) na região do Bom Intento, zona rural de Boa Vista, que fica cerca de 8 km da capital. No local, os visitantes poderão conhecer as cultivares e seus potenciais produtivos.

A feira representa uma política pública voltada a agricultura familiar em crescente expansão no município de Boa Vista. As atividades serão de iniciativa para o setor  que vão desde as práticas iniciais de correção do solo até a colheita, com a finalidade de otimizar a produção agrícola. Também são realizados investimentos em assistência técnica e tecnológica, disponibilização de máquinas, implementos e insumos, além da agregação de valor com apoio na comercialização, gerando emprego e renda na capital.


Veja mais notícias sobre Roraima.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 16 Agosto 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/