Manaus 30º • Nublado
Sexta, 30 Setembro 2022

Pará foi o último Estado a se tornar independente de Portugal. Entenda:

destaque-326463-bandeira-1024x65_20220815-190352_1

Mesmo após o famoso grito de "independência ou morte" proclamado por Dom Pedro em 1822 próximo ao Rio Ipiranga, mesmo sem evidências concretas que permitam a comprovação histórica do fato, o Brasil não era totalmente livre.

Quase um ano após a data simbólica da independência de Portugal, uma província ainda não tinha aderido à independência do Brasil.

Você sabia que o Pará foi o último estado a se tornar independente de Portugal?

Foto: Divulgação

 A data é 15 de agosto de 1823. Apenas nesse dia que o estado do Pará, cuja capital na época era a única localizada no hemisfério norte, aderiu a independência.

A consagração da Adesão ocorreu após uma Assembleia no Palácio Lauro Sodré, onde o documento de adesão do Pará ao resto do país foi assinado, rompendo de vez com Portugal.

Palácio Lauro Sodré situado no bairro Cidade Velha, em Belém. Foto: Reprodução/Carlos Macapuna

 Estrela solitária

Na bandeira oficial do Brasil, os 26 estados e o Distrito Federal estão representados por uma estrela branca cada, sendo que na parte inferior existem 26 estrelas e na superior apenas uma estrela branca.

É comum fazer algumas associações da estrela solitária ao Distrito Federal, porém essa é uma comparação errônea: a estrela solitária presente no círculo azul da bandeira brasileira representa o estado do Pará, em referência ao fato histórico. 

Foto: Multiurso/Reprodução

Veja mais notícias sobre Pará.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 30 Setembro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/