Pará foi o último Estado a se tornar independente de Portugal. Entenda:

A consagração da Adesão ocorreu após uma Assembleia no Palácio Lauro Sodré, em agosto de 1823.

Mesmo após o famoso grito de “independência ou morte” proclamado por Dom Pedro em 1822 próximo ao Rio Ipiranga, mesmo sem evidências concretas que permitam a comprovação histórica do fato, o Brasil não era totalmente livre.

Quase um ano após a data simbólica da independência de Portugal, uma província ainda não tinha aderido à independência do Brasil.

Você sabia que o Pará foi o último estado a se tornar independente de Portugal?

Foto: Divulgação

 A data é 15 de agosto de 1823. Apenas nesse dia que o estado do Pará, cuja capital na época era a única localizada no hemisfério norte, aderiu a independência.

A consagração da Adesão ocorreu após uma Assembleia no Palácio Lauro Sodré, onde o documento de adesão do Pará ao resto do país foi assinado, rompendo de vez com Portugal.

Palácio Lauro Sodré situado no bairro Cidade Velha, em Belém. Foto: Reprodução/Carlos Macapuna

 Estrela solitária

Na bandeira oficial do Brasil, os 26 estados e o Distrito Federal estão representados por uma estrela branca cada, sendo que na parte inferior existem 26 estrelas e na superior apenas uma estrela branca.

É comum fazer algumas associações da estrela solitária ao Distrito Federal, porém essa é uma comparação errônea: a estrela solitária presente no círculo azul da bandeira brasileira representa o estado do Pará, em referência ao fato histórico. 

Foto: Multiurso/Reprodução

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade