Manaus 30º • Nublado
Domingo, 05 Dezembro 2021

Variante do coronavírus detectada no Amazonas chega ao Pará

up_ag_19335_149195e7-8065-106d-336c-8b798135d8dc

O Governador do Estado do Pará, Helder Barbalho, anunciou na noite desta sexta-feira, (29), que a nova variante do coronavírus foi detectada em dois pacientes na cidade de Santarém, no Oeste do Pará. A confirmação foi feita pelo Instituto Evandro Chagas. Este é mais um caso que mostra a evolução do vírus que provocou a pandemia da covid-19. 

De acordo com a publicação feita através do Twitter, as duas pessoas infectadas é um homem de na faixa dos 58 anos e uma mulher com 26 anos de idade. Essa é a primeira vez que a nova variante é detectada no estado. Neste mês, Japão e Estados Unidos haviam detectado a nova cepa em pessoas que viajaram de Manaus para lá.

Reprodução/Twitter

Após a confirmação, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) reforçou a necessidade de que a população continue mantendo o uso de máscara, álcool em gel e do distanciamento social para evitar o aumento de casos da doença.

No dia, (6),  de janeiro de 2021, o Instituto Nacional de Doenças Infecciosas (NIID) do Japão identificou uma nova cepa variante do SARS-CoV-2 em quatro viajantes que chegaram a Tóquio vindos do Amazonas em, (2) de janeiro de 2021. Os casos foram detectados no rastreio do aeroporto de Tóquio.

De acordo com o Instituto Nacional de Doenças Infecciosas, essa variante tem as mesmas mutações relatadas no Reino Unido e na África do Sul.

No Brasil, segundo o Ministério da Saúde foram notificados até o momento, dois casos de reinfecção por nova variante do SARS-CoV-2, um no estado da Bahia e outro já confirmado no estado do Amazonas. Por esses motivos o Ministério da Saúde reforça aos estados, Distrito Federal e municípios o contínuo fortalecimento das atividades de controle da Covid-19, a ampliação do sequenciamento de rotina dos vírus SARS-CoV-2, a investigação de surtos e o rastreamento de contatos de todo caso de Covid-19.

Veja mais notícias sobre SaúdePará.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 05 Dezembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/