Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Segunda, 01 Março 2021

Projetos de crédito para manejo de açaizais, no Marajó, são assinados por agricultores de Anajás

RTEmagicC_brs_acai_pai_degua_2.jpg-1
Foto: Emater/Ascom

Agricultores que trabalham com manejo de açaizais no município de Anajás, no arquipélago do Marajó, assinaram 32 projetos via Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – modalidade Floresta, a partir de ação direta do escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater). Os valores, que variam entre R$ 23 e 27 mil, serão financiados pelo Banco da Amazônia e estão sendo liberados gradualmente. Até o final deste ano, a previsão é que mais 73 projetos sejam assinados.

Os beneficiários são agricultores de três comunidades locais: Peixe-Boi (6), Santa Luzia (11) e Zinco (15). A equipe local da Emater assegura orientação prática, capacitação e acompanha dia a dia de mais de 90 famílias ribeirinhas do município de Anajás, por meio de projetos agropecuários sustentáveis, antes e pós-recebimento dos valores.

O chefe do escritório local da Emater em Anajás, o engenheiro agrônomo José Nilton Pereira, explica que, com os valores, os agricultores poderão contratar mão de obra para auxiliar nas atividades de manejo. "Ou seja, impacta diretamente na produtividade, no sustento das famílias. Sem falar na geração de emprego e renda", comenta. 

Foto: Emater/Ascom

 Nesse contexto, o escritório local aplica algumas medidas, em campo, que visam o aumento da produtividade e a qualidade do fruto, como espaçamento de cinco metros entre as touceiras e manutenção ou recomposição de 12 plantas por touceira (cinco produtivas, quatro jovens e três juvenis). A expectativa é que, em até três anos, a produção do fruto regional, hoje com média de uma tonelada e 700 quilos por hectare, quadruplique, alcançando mais de cinco toneladas e meia.

O município de Anajás pertence ao regional Marajó, que se destaca com as culturas do milho, patauá, alface, cheiro verde, pimentinha, frango, abacaxi, murumuru, pracaxi, castanha, pimenta do reino, couve, chicória, maxixe, feijão, mandioca, peixe, camarão, melancia, banana, abelha sem ferrão, mamão, macaxeira, palmito e arroz.

Veja mais notícias sobre Pará.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 01 Março 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/