As iguarias paraenses que também são uma das melhores do mundo. O jambu, também conhecido como agrião do Pará, é uma delas. A planta muito comum na região Norte do Brasil é bastante utilizada na culinária em saladas, molhos e para fazer o tacacá, prato típico do Pará.
O nome científico do jambu é Spilanthes oleracea muito comum encontrar em mercados, feiras livres, lojas de produtos naturais ou em lojas online na forma de planta ou óleo essencial.
Essa planta, além de ser bastante utilizada na gastronomia, também pode ter aplicação no dia a dia, isso porque tem efeito analgésico, podendo ser utilizado para ajudar no tratamento da dor de dente e garganta.
Umas das diversas variedades que o Jambu oferece é a cachaça, uma das bebidas mais fáceis de serem armazenadas . Diferente do vinho, ela não precisa ser deixada em um local ou posição por um longo período de tempo. A tradicional cachaça de jambu é conhecida por deixar a boca e a garganta de quem bebe “tremendo”.
Uma das lojas mais conhecidas em Belém é a cachaça de “Jambu Sensação” . A empresa construída em 2013, tem mais de sete anos de mercado e é uma das referências. Com produção própria eles fazem suas vendas através de comércio eletrônico. Além da bebida, eles oferecem as Geleias e pimentas de Jambu.
Benefícios e propriedades do Jambu
As propriedades do Jambu incluem sua ação anestésica, antifúngica, diurética, antiviral, antiséptica e estimulante do sistema imune. Além disso, a sua composição é rica em cálcio, fibra, vitaminas do complexo B e C, proteínas, entre outros elementos. O Jambu é uma das plantas mais ricas da natureza brasileira, pois é considerado um verdadeiro remédio natural quando consumido na dose correta.
Conserva de Jambu
A duração de armazenamento da chahaça também é um ponto bastante forte. Ela pode ser mantida até 20 anos guardada, desde que em uma embalagem bem lacrada. Quando a garrafa é aberta e o líquido entra em contato com oxigênio. Seu sabor pode ser alterado.